vendas e marketing
in

Pandemia teve um grande impacto nos departamentos de vendas e marketing

Sete em cada 10 profissionais de vendas e marketing procuram uma nova oportunidade de emprego, em 2021, e 57% está confiante relativamente a oportunidades de emprego na sua área. Por outro lado, 30% espera um aumento salarial em 2021.

Segundo a pesquisa da Robert Walters, 47% dos profissionais que trabalham nas áreas de vendas e marketing são mulheres e existe uma necessidade de talento reduzida no mercado, com muitos profissionais disponíveis para um número inferior de ofertas. A média de permanência num posto de trabalho para estes profissionais é de 1,2 anos.

Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de vendas e marketing destacaram, na sua maioria, uma excelente remuneração e benefícios, terem autonomia no trabalho e uma cultura corporativa e colegas que inspirem. Quanto aos estilos de trabalho preferidos por estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de 50% de trabalho remoto, maior foco no bem estar e um melhor uso das tecnologias, aplicações e ferramentas.

 

Salários

De maneira geral, não se espera que os salários em funções de vendas e marketing aumentem muito, em 2021, devido à pandemia. A principal mudança no pacote salarial será na parte variável.

No entanto, em alguns casos, perfis relacionados com e-commerce, marketing digital ou Business Intelligence, incluindo Digital Marketing Managers, E-commerce Managers, Head of Performance, CRM & Loyalty Specialists, Online Sales Managers e Product Managers podem ter ligeiros aumentos de cerca de 10% sobre o pacote salarial global e alcançar uma variável melhor, principalmente, devido à sua elevada procura no mercado português.

 

Impacto da Covid-19

A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto nos departamentos de vendas e marketing da maioria das empresas, a vários níveis. Muitas organizações tiveram de repensar o seu modelo de negócios e tornar-se digitais.

Em alguns sectores, o foco principal foi parar toda a atividade de contratação e eliminar algumas funções tradicionais de marketing ou vendas. Noutros, foi uma oportunidade para lançar novas linhas ou unidades de negócio e transformar a empresa, para o qual era necessário novo talento.

Para as empresas com e-commerce, marketing online e plataformas digitais, a pandemia representou uma boa oportunidade de crescimento. Algumas empresas que não possuíam um canal online tiveram de avançar com uma plataforma de e-commerce, reforçar a sua equipa digital e apostar no marketing digital para se manterem competitivas.

Por outro lado, as funções tradicionais de vendas e marketing tiveram de se adaptar a essas novas realidades e focar-se no digital tanto quanto possível.

Finalmente, sectores como turismo e hotelaria, restaurantes e retalho tradicional foram impactados negativamente pela pandemia, uma vez que os seus modelos de negócio não podem ser totalmente digitais.

 

Habilidades imprescindíveis

Em 2021, os departamentos de vendas e marketing estarão focados em conseguir os melhores profissionais para as suas equipas, diz a Robert Walters.

As habilidades técnicas mais procuradas serão aquelas relacionadas, em primeiro lugar, com o marketing digital (desde SEO, SEM, Inbound Marketing, Programmatic, Data Analytics e Automation) e, em segundo lugar, com e-commerce (Performance, Content Creation e Number Crunching). Além disso, estes perfis devem ser criativos, com grandes capacidades de comunicação (oral e escrita) e atenção ao detalhe.

Já na área de vendas, o modelo de negócio ainda se baseia nas relações pessoais, pois o desempenho resulta do contacto pessoal e da confiança. Assim, excelentes habilidades de comunicação e negociação, bem como empatia e “storytelling” são “soft skills” importantes para estas funções. Além disso, como o mercado está mais competitivo, estes perfis devem ser resilientes, persistentes, dinâmicos e proativos.

CTT

CTT Expresso instalam nova central solar no MARL

bebidas alcoólicas

Europa quer lista de ingredientes e alerta de saúde nas bebidas alcoólicas