transporte paletes
in

Paletes ganham protagonismo em Portugal com uma quota de 29% dos envios rodoviários

O transporte em paletes ganha terreno em Portugal e já representa 28,9% do total de mercadorias transportadas por estrada no país. Os dados analisados pela Red & Pallets mostram que em 2022 o volume anual de mercadorias em paletes ascendeu a 41,5 milhões de toneladas, face ao total de 143,48 milhões de toneladas transportadas por camião nas estradas portuguesas.

O relatório, que pode ser consultado neste link, evidencia o maior relevo das mercadorias em paletes em Portugal relativamente ao resto da Europa, uma vez que a quota média no continente se situa nos 25,4%. Estes mais de três pontos percentuais de diferença confirmam a competitividade deste segmento de transporte na atividade logística das empresas portuguesas.

Além disso, a evolução dos dados evidencia uma sólida recuperação do transporte de carga em paletes após o forte impacto da pandemia em 2020. Desde então, o transporte em paletes aumentou 26,6%, ao passo que o transporte global rodoviário viu o seu crescimento limitado a 9,4%.

 

Crescimento do transporte em paletes

A análise oferece um panorama geral do transporte de mercadorias em paletes em Portugal, com os principais números deste segmento de transporte e o perfil típico destas operações. No seu conjunto, o país realiza anualmente um total de 3,8 milhões de serviços de carga em paletes, transportando uma média de 10,9 toneladas, em trajetos que cobrem uma distância de 358,4 quilómetros.

Todos os indicadores mostram a tendência de crescimento do transporte em paletes em Portugal e a eficiência que está a adicionar ao sistema logístico do país“, explica José Antonio Mangas, CEO da Red & Pallets. Esta nova rede de transporte em paletes, que opera em Espanha e Portugal, “nasceu com o objetivo de se transformar numa rede de transporte de âmbito peninsular, operando como se fosse um mercado único, para responder ao forte crescimento dos fluxos comerciais existentes entre ambos os países“, acrescenta.

Os dados fornecidos pela Red & Pallets indicam que Portugal e Espanha somam em conjunto um volume aproximado de 550 milhões de carga em paletes. Deste modo, a Península Ibérica apenas fica atrás da Alemanha no ranking europeu dos principais mercados de transporte em paletes, superando a França, a Polónia e os Países Baixos.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Garden Gourmet identidade visual

Garden Gourmet renova a sua identidade visual

SIBS ESG

72% das empresas que utilizam a solução SIBS ESG são exportadoras