in

Países BRICS representam 47% das vendas online do mundo

Em 2016, os cidadãos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) fizeram compras pela internet no valor de mais de 876 mil milhões de dólares, 47% do total mundial. Estes países representam agora 40% da população mundial e 28% do PIB.

Assim, estes países emergentes representam quase metade das vendas, um valor que aumentará nos próximos anos, de acordo com um relatório do gigante asiático Alibaba.

De acordo com os dados do estudo, espera-se que, em cinco anos, a proporção das compras desses países atinja 59% do total, e a empresa indica que “têm um grande potencial na cooperação para o comércio eletrónico“.

De acordo com dados do ano passado, os países BRICS totalizaram 146 mil milhões de utilizadores de internet e 720 milhões de compradores online.

Entre os produtos mais vendidos estavam doces e biscoitos russos, artesanato e especiarias indianas, nozes brasileiras e própolis, e toranjas e vinho sul-africanos. Os mais exigidos eram roupas, acessórios, telemóveis e produtos eletrónicos.

Ouyang Cheng, membro do Ali Research Institute (da Alibaba), diz que o aumento da renda disponível, o uso generalizado da Internet e a melhoria dos serviços de pagamento e logística estão a impulsionar o desenvolvimento sustentado e rápido do comércio eletrónico nos cinco países.

Target aposta em formato de pequena dimensão

Coca-Cola promete um milhão de dólares a quem encontrar um adoçante natural