in

Pais podem agora evitar afogamentos acidentais dos filhos

WUANAP permite que crianças mantenham a cabeça à superfície da água

De acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), o afogamento continua a ser a segunda causa de morte acidental nas crianças em Portugal. Nos últimos 17 anos, ocorreram 254 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens.

A maioria das mortes por afogamento de crianças até aos quatro anos acontece em pisicinas. Mas este cenário pode mudar. O WUANAP é um colar salva-vidas que impede o afogamento. Discreto e fácil de usar, integra um sistema informático de última geração que deteta o perigo e ativa um sistema de flutuação que permite manter fora de água as vias respiratórias. Pode, ainda, ser ativado pelos pais quando recebem um alerta no seu smartphone através de uma app.

Disponível em versão Pro para adultos e desportistas aquáticos e em versão Kids, este wearable integra uma motherboard com sensores coordenados por um algoritmo que deteta quando a criança está com dificuldades dentro de água. O colar de neoprene, bem como o seu sistema de inflação, detêm uma patente americana (15/624.713) e a sua ativação automática permite ao utilizador manter o queixo, o nariz e a boca acima da superfície e respirar, mesmo quando está inconsciente.

 

Funcionamento

Existem sete situações nas quais o WUANAP é inflado: inconsciência, imobilidade, ataques de pânico, convulsões, apneia, pressionando o botão de pânico manual ou acionado depois de receber o alerta pela app. O sistema lança, depois, um sinal SOS para os utilizadores do WUANAP que se encontrem nas proximidades, bem como para as autoridades de segurança.

O WUANAP Kids está disponível numa quantidade limitada na plataforma Indiegogo, podendo ser adquirido com 32% de desconto. A versão Kids destina-se a crianças dos três aos 14 anos e está disponível em vários tamanhos, a partir dos 25 centímetros (a cada três centímetros há um novo tamanho).

No âmbito da campanha de crowdfunding, o WUANAP Kids está disponível a partir de 99 euros.

O WUANAP foi criado por Ignacio Cuesta, um surfista espanhol, que depois de uma má experiência, quando surfava na costa da Cantábria, se apercebeu que as atividades aquáticas não possuem um dispositivo de segurança avançado e eficaz, que permita, ao mesmo tempo, manter os movimentos.

Multidados - Estudo Cervejas

Super Bock e Sagres são as marcas de cerveja preferidas dos portugueses

Esporão Olival dos Arrifes

Azeite biológico do Esporão é o Melhor do Mercado pelo 3.º ano consecutivo