Pagamentos instantâneos
in

Pagamentos instantâneos vão superar 110 biliões de dólares até 2029

Oiça este artigo aqui:

O mercado global de pagamentos instantâneos está prestes a atravessar um marco histórico: mais de 110 biliões de dólares em transações anuais até 2029, um salto de 84% face aos 60 biliões previstos para 2025, segundo um estudo da consultora Juniper Research. Este crescimento acelerado será impulsionado, sobretudo, pela expansão da adoção na Europa – impulsionada por nova regulamentação – e pelo impacto transformador do sistema FedNow nos Estados Unidos.

Europa e EUA lideram a nova era dos pagamentos instantâneos

De acordo com o relatório, a Europa será um dos principais motores deste crescimento, com a regulamentação a incentivar a implementação de soluções de pagamento em tempo real em larga escala, tanto por bancos como por prestadores de serviços financeiros. No mercado norte-americano, o FedNow – lançado pela Reserva Federal – promete revolucionar um sistema de pagamentos até agora fragmentado e pouco eficiente.

Os pagamentos instantâneos já existiam nos EUA, mas o FedNow tem o potencial de os levar a um novo patamar, ao oferecer acesso e alcance sem precedentes. No entanto, esta transformação exigirá que todos os intervenientes no ecossistema repensem os seus processos, sob pena de os fornecedores mais lentos ficarem para trás”, explica Nick Maynard, vice-presidente de pesquisa de mercado fintech da Juniper Research.

Segurança e serviços adicionais: fatores críticos de sucesso

Para que os pagamentos instantâneos alcancem a adoção massiva, será fundamental integrar serviços de valor acrescentado, especialmente no combate à fraude. Sistemas como o Confirmation of Payee – que confirma a identidade do destinatário antes da transação – são apontados como essenciais para reforçar a confiança dos utilizadores.

A necessidade de segurança é ainda mais premente perante o aumento do chamado fraude APP (Authorised Push Payment), em que criminosos recorrem a esquemas de engenharia social para enganar as vítimas e autorizar transferências. “A velocidade das transações coloca pressão para que a deteção de fraude ocorra em tempo real – e, idealmente, ainda na fase de configuração da operação”, sublinha Maynard. “Associar os sistemas de pagamentos instantâneos a soluções avançadas de deteção de fraude é vital para garantir que a modernização dos pagamentos não abre a porta a um aumento exponencial do crime financeiro”.

Transformação estrutural do ecossistema financeiro

A pesquisa, considerada uma das mais abrangentes já realizadas sobre o sector, analisa 61 mercados e mais de 24.000 pontos de dados, traçando previsões para os próximos cinco anos. As conclusões apontam para uma verdadeira transformação estrutural no ecossistema de pagamentos, com os pagamentos instantâneos a tornarem-se o novo padrão global tanto para consumidores como para empresas.

Além de acelerar as transações e melhorar a eficiência, esta revolução trará também novas oportunidades de negócio, desde serviços de valor acrescentado e soluções antifraude até plataformas de gestão financeira integradas. E, à medida que as autoridades reguladoras e os bancos centrais definem regras e padrões comuns, o potencial de expansão e inovação no sector tende a crescer exponencialmente.

Siga-nos no:

Google News logo

comércio mundial

O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

Agroleite Montiqueijo Certificado

Agroleite recebe Certificado de Mérito Produtivo Prata e valoriza sector leiteiro nacional