in

Os prazeres do teletrabalho

Foto Shutterstock

Ao longo dos últimos meses da pandemia, os colaboradores que estão em teletrabalho descobriram “pequenos prazeres” que gostariam de manter no futuro, revela uma nova investigação global da Kaspersky, que analisou os comportamentos de mais de oito mil colaboradores de PME.

Relativamente às oportunidades que surgiram com o trabalho remoto, 11% dos inquiridos afirma que gosta de trabalhar sem roupa, enquanto outros apontam como benefícios acordar cinco minutos antes do início do horário de trabalho (36%), ver Netflix (23%) e trabalhar no jardim ou numa varanda (27%).

 

Equilíbrio com a vida privada

Com a pandemia e o teletrabalho, foram muitas as pessoas que encontraram dificuldade em equilibrar o trabalho e a vida privada. De acordo com o World Economic Forum, os colaboradores que passaram a trabalhar remotamente enfrentaram grandes desafios ao nível da sua saúde mental e bem-estar, tais como a pressão para cuidar dos filhos e a conectividade digital.

Por outro lado, outros colaboradores a trabalhar nas mesmas condições tiraram partido desta experiência e descobriram, inclusive, alguns “guilty pleasures” que gostariam de manter. Para além de trabalharem sem roupa, que ainda está longe de vir a ser norma, a maioria dos inquiridos afirma gostar de trabalhar com roupas simples e confortáveis: 48% habituou-se a este estilo de vida e gostaria de mantê-lo no futuro. Dizer adeus a longas deslocações também os tornou mais felizes, pelo facto de poderem acordar cinco minutos antes do horário de trabalho e por terem tempo para fazer uma sesta durante o dia (36%).

Entre outras vantagens do “novo normal”, 27% das pessoas descobriu que gosta de trabalhar no jardim ou numa varanda e 23% até consegue assistir a vários episódios de Netflix durante as horas de trabalho. Outras regalias mencionadas passam por ter mais tempo para se dedicar a videojogos (18%), a possibilidade de encomendar almoços através de serviços take-away (16%) e até poder tomar menos banhos (8%).

Responsabilidades acrescidas

No entanto, este novo contexto não só traz benefícios, como um conjunto de responsabilidades acrescidas no que diz respeito à segurança digital. “Para as pessoas que puderam trabalhar a partir de casa, este confinamento trouxe diferentes consequências. Por um lado, os colaboradores tiveram finalmente oportunidade de se abstrair do stress da vida no escritório e começar a trabalhar numa atmosfera mais calma. Por outro lado, encontraram alguns desafios em manter-se produtivos, reorganizando o espaço de trabalho e desenvolvendo novos hábitos. Quando se trabalha em casa, a nossa privacidade está mais exposta, tornando-se, por isso, imprescindível cuidar da nossa segurança digital“, refere Marina Titova, Head of Consumer Product Marketing da Kaspersky.

Para garantir que os dispositivos permanecem seguros, tanto no trabalho, como na vida pessoal, a Kaspersky recomenda não partilhar informações pessoais, nem permitir o acesso de terceiros às contas, a menos que seja completamente necessário. Isto irá minimizar as hipóteses de serem encontradas na Internet.

Quer se prefira trabalhar sem roupa ou apenas garantir a privacidade, deve-se tapar a webcam ou utilizar uma proteção de webcam, como a integrada no Kaspersky Security Cloud, que irá impedir o acesso não autorizado à câmara. Esta completa solução de segurança torna a privacidade, dados e bens financeiros seguros, através de um conjunto abrangente de ferramentas, que incluem uma VPN, proteção de pagamentos, proteção de palavras-passe, limpeza de PC, monitorização doméstica de Wi-Fi e controlo parental.

A Kaspersky também recomenda começar a utilizar o Privacy Checker para configurar os perfis de redes sociais de acordo com o nível de privacidade que se preferir. Isto tornará mais difícil para terceiros encontrar informações pessoais e confidenciais sem autorização.

Além disso, como a maioria dos routers tem um nome de utilizador e palavra-passe por defeito, as credenciais originais do router podem ser facilmente encontradas na Internet. Recomenda-se a definição de uma nova palavra-passe e a atualização do firmware do router, assim como utilizar uma solução de segurança fiável, como o Kaspersky Password Manager, para gerar e proteger palavras-passe únicas para cada conta e resistir à tentação de reutilizar a mesma repetidamente.

Publicidade

Concerto

Governo e associações estabelecem compromisso de trabalhar em conjunto para viabilizar festivais de verão e concertos em 2021

Blédina agricultura regenerativa

Blédina reforça compromisso com a agricultura regenerativa