in

Organização Mundial de Saúde alerta para os níveis de açúcar da alimentação infantil

Foto Shutterstock

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que uma elevada proporção de produtos de alimentação infantil são incorretamente comercializados como adequados para crianças com menos de seis meses, por conterem níveis de açúcar “inapropriadamente elevados”, e pede aos seus membros que tomem medidas quanto a esta tema.

A OMS recolheu dados de 7.955 produtos para crianças em 516 lojas nas cidades de Viena, Sofia, Budapeste e Haifa, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Nas quatro cidades, entre 28% a 60% dos produtos eram comercializados como adequados a bebés com menos de seis meses. Em três delas, mais de metade dos produtos disponibilizavam mais de 30% do valor calórico a partir de açúcares. Um terço listava o açúcar, sumo concentrado de fruta e agentes adoçantes como ingredientes.

A OMS defende que os açúcares podem afetar o desenvolvimento das preferências das crianças em termos de sabor. Além disso, apesar de alimentos como as frutas e legumes conterem açúcares naturais que são apropriados para as crianças, os elevados níveis de açúcar encontrados nos produtos é motivo de preocupação.

Isabel Silva é a nova cara da marca Scholl

Hisense apresenta primeiro televisor ULED XD do mundo