in ,

Ocean Cleanup e The Coca-Cola Company anunciam nova parceria

Parceria une a rede global da Coca-Cola com as soluções de apoio tecnológico da Ocean Cleanup em 15 rios de todo o mundo

A Coca-Cola será um parceiro global de implementação para o projeto de rio da Ocean Cleanup. Esta parceria junta a empresa internacional e a organização não governamental tecnológica no objetivo de travar a corrente de poluição de plástico que entra nos oceanos, começando por intercetar os resíduos nos rios.

Juntando a escala e a rede global da Coca-Cola com a tecnologia e as soluções de dados da Ocean Cleanup, a iniciativa irá ajuda a acelerar o desenvolvimento de sistemas de limpeza em 15 rios em todo o mundo, nos próximos 18 meses, incluindo a introdução e implementação do Interceptor, uma solução de limpeza de rios da Ocean Cleanup, semiautónoma e movida a energia solar.

Esta parceria procura ainda envolver e mobilizar indústrias e indivíduos, a nível mundial, para os temas da poluição de plástico, da eliminação da entrada de resíduos de plástico nos oceanos e do apoio aos ecossistemas, às espécies e aos recursos aquáticos. “A missão da Ocean Cleanup é acabar com o plástico nos oceanos”, afirma Boyan Slat, fundador e CEO da organização. “Com mil rios a encaminhar aproximadamente 80% de plástico para os oceanos, este problema cresce a cada dia, razão pela qual estamos sempre à procura de formas de acelerar o nosso progresso. Entre os resíduos que recolhemos com os nossos sistemas de limpeza, encontramos várias garrafas de plástico, incluindo embalagens de Coca-Cola, por isso, aplaudimo-los por serem os primeiros na indústria a juntar-se à nossa missão, como parte das suas ações para conseguir um impacto positivo na poluição de plástico mundial. A nossa intenção é levar as aprendizagens que resultem desta parceria, que tem potencial para evoluir no futuro, e continuar a escalá-la de forma rápida. É por isso que acredito que estas são boas notícias para os nossos oceanos”.

 

Interceptor

O Interceptor foi apresentado em 2019 e trata-se da primeira solução escalável para prevenir a entrada nos oceanos de plástico proveniente dos rios. É 100% alimentado por energia solar, extrai o lixo de forma autónoma e é capaz de operar na maioria dos rios mais poluentes do mundo.

Através da parceria, a Ocean Cleanup chegará a 15 rios, até ao final de 2022, com as duas organizações a trabalharem em comum com o objetivo de eliminar os resíduos. Dois Interceptors incluídos nesta parceria foram já instalados em Santo Domingo, na República Dominicana, e Can Tho, no Vietname. Nestes rios, a parceria irá ajudar a oferecer apoio no desenvolvimento de soluções de gestão de resíduos para o lixo recolhido e as organizações planeiam expandir este projeto a outros 13 rios.

 

Parceria

A Ocean Cleanup traz conhecimento demonstrado, experiência e perícia comprovada em tecnologias de recolha de plástico. A Coca-Cola irá apoiar a Ocean Cleanup através da sua rede global, que inclui operações em mais de 200 países e territórios. Irá oferecer apoio no terreno para o envolvimento necessário das comunidades locais na instalação de novos Interceptors, assim como no processamento subsequente do plástico recolhido através da perícia na gestão de resíduos em direção a uma economia circular.

A Ocean Cleanup e a Coca-Cola trabalharão em conjunto para assegurar os novos parceiros e o investimento necessário para continuar a desenvolver o projeto através do lançamento de soluções de Interceptors adicionais, assim como para garantir apoio ao licenciamento e implantação de câmaras River Monitoring System (RMS) para conduzir análises mais aprofundadas da poluição nos rios.

 

Um Mundo Sem Resíduos

Enquanto negócio global, estamos a trabalhar para garantir que todos os materiais que usamos nas nossas embalagens são recolhidos e reciclados, para que nada acabe como resíduos”, afirma James Quincey, chairman e CEO de The Coca-Cola Company. “Apoiamos as equipas e as tecnologias da Ocean Cleanup que estão a trabalhar para proteger os ecossistemas dos oceanos e a salvaguardar as nossas vias navegáveis”.

A Coca-Cola Company está a tomar ações holísticas para resolver o problema dos resíduos de plástico através da sua visão para um mundo sem resíduos. Existem três objetivos globais fundamentais: tornar o plástico 100% reciclável a nível global até 2025 e usar, pelo menos, 50% de materiais reciclados nas embalagens até 2030; recolher e reciclar uma garrafa ou lata por cada uma vendida até 2030 e trabalhar em conjunto para apoiar um ambiente saudável e livre de detritos.

A Coca-Cola está a investir em novas tecnologias, materiais de embalagem e inovações sem embalagem, incluindo novas tecnologias de reciclagem melhoradas, com peso ultra reduzido e à base de plantas, assim como soluções dispensadas. Recentemente, definiu o objetivo de que, em 2025, dependendo do crescimento do negócio, irá utilizar aproximadamente 20% menos plástico virgem derivado de combustíveis fosseis, a nível mundial, do que usa neste momento.

Publicidade

Lidl mobilidade elétrica

Lidl instala postos de carregamento em cerca de 100 lojas

el corte inglés

El Corte Inglés com prejuízo de 445 milhões de euros