A Brico Dêpot assinala, em 2024, 10 anos de presença no mercado português. E para fazer o balanço deste percurso e “adivinhar” planos futuros conversámos com Chris Bargate, CEO Brico Depôt Ibéria. Da decisão outrora anunciada pela casa-mãe de abandonar o mercado português, que não se veio a concretizar, ao impacto da pandemia, passando pelos planos de abertura de lojas e pela aposta omnicanal, muitos foram os temas abordados pelo gestor que faz questão de sublinhar o potencial para mais do que as três lojas atualmente existentes e o empenho da expansão.
Grande Consumo – A Brico Depôt assinala, em 2024, 10 anos de presença no mercado português. Que balanço pode fazer desta década de percurso?
Chris Bargate – Na última década, a Brico Depôt sofreu uma transformação significativa, adaptando-se às mudanças nas preferências dos consumidores e enfrentando desafios como a pandemia de Covid-19. Desde a entrada no mercado português, em 2014, o nosso compromisso com a satisfação das necessidades dos clientes tem sido o nosso principal foco.
Uma das mudanças mais notáveis foi a adaptação do negócio após a pandemia. Rapidamente identificámos a necessidade de ajustar as ofertas e as operações para responder às novas necessidades dos consumidores. Para tal, investimos estrategicamente em produtos que respondem de forma mais eficaz ao mercado português, garantindo uma variedade que reflete os gostos e necessidades dos nossos consumidores.
Conhecemos cada vez melhor o nosso público, o que nos tem permitido oferecer produtos e promoções que vão ao encontro das expectativas. O feedback positivo e constante tem sido fundamental para o desenvolvimento contínuo do negócio.
Continuamos empenhados em investir nas áreas certas, inovar e oferecer a melhor experiência ao cliente, mantendo a Brico Depôt como uma referência no sector da bricolage em Portugal.
GC – Em 2018, foi anunciada a decisão de sair de Portugal, que acabou, afinal, por não se concretizar. O que, no seu entender, explica a manutenção da aposta no país?
CB – Analisámos a nossa posição no mercado ibérico e acreditamos firmemente que a Brico Depôt tem uma proposta que se adequa às necessidades dos clientes portugueses. Vemos um forte potencial de crescimento no mercado e estamos empenhados em continuar a investir no nosso negócio, clientes e colegas em Portugal.
“Analisámos a nossa posição no mercado ibérico e acreditamos firmemente que a Brico Depôt tem uma proposta que se adequa às necessidades dos clientes portugueses. Vemos um forte potencial de crescimento no mercado e estamos empenhados em continuar a investir no nosso negócio, clientes e colegas em Portugal”
GC – Não obstante, ao cabo de 10 anos, são apenas três as lojas Brico Depot em Portugal. Qual tem sido o maior desafio em termos de expansão física?
CB – O nosso principal objetivo é continuar a satisfazer as necessidades em evolução dos nossos clientes, alargando o nosso alcance e melhorando a acessibilidade.
Continuamos a acreditar que temos potencial para mais de três lojas e estamos empenhados na expansão. A abertura de novas lojas é complexa e, muitas vezes, requer uma série de componentes que levam mais tempo do que seria de esperar. Estamos a procurar formas de acelerar o processo.
GC – Foi, entretanto, anunciado o investimento em mais um ponto de venda, em Lisboa, com abertura prevista para 2024. Sempre se vai concretizar? E será a primeira de uma estratégia de expansão acelerada?
CB – Identificámos as potenciais novas localizações em Portugal, pois acreditamos que existe uma grande oportunidade de negócio no país que nos permitirá aumentar o número de lojas. O Grupo Kingfisher, ao qual pertence a Brico Depôt, comprometeu-se a investir na expansão e estamos atualmente a finalizar estes planos. Esperamos poder partilhar mais pormenores nos próximos meses.
GC – Foi afirmado por vós o objetivo de reforçar a atual proposta de entrega em todo o país, oferecendo produtos para “click & collect” em 30 minutos. Isso não passa necessariamente pelo crescimento da rede de lojas?
CB – A entrega ao domicílio está disponível em todo o país. O nosso objetivo é ter mais lojas e permitir que mais clientes tenham acesso ao serviço Click & Collect, mas todo o país tem já acesso à entrega ao domicílio.
Estamos a investir fortemente em tecnologia e logística para melhorar a experiência de compra dos nossos clientes. O objetivo é criar uma rede eficiente que permita a rápida disponibilização dos produtos, utilizando as lojas existentes como centros de distribuição e pontos de recolha estratégicos. Desta forma, podemos oferecer um serviço ágil e cómodo, indo ao encontro das necessidades dos nossos clientes de uma forma eficaz e inovadora.
“Continuamos a acreditar que temos potencial para mais de três lojas e estamos empenhados na expansão. A abertura de novas lojas é complexa e, muitas vezes, requer uma série de componentes que levam mais tempo do que seria de esperar. Estamos a procurar formas de acelerar o processo”
GC – Em que grandes pilares irá assentar a estratégia futura da empresa para Portugal?
CB – Olhando para o futuro, a Brico Depôt está empenhada num crescimento estratégico para reforçar a sua presença em Portugal. O nosso principal objetivo é servir melhor as mudanças nas necessidades dos nossos clientes, expandindo o nosso alcance e tornando as nossas lojas mais acessíveis. Continuaremos a explorar oportunidades de crescimento noutras regiões do país, sempre com o compromisso de proporcionar a melhor experiência de compra e os preços mais competitivos.
O nosso objetivo é solidificar a nossa posição no mercado português, investindo em novas localizações e melhorando os nossos canais de venda físicos e online. A digitalização, o omnicanal e a agilidade são cruciais para o desenvolvimento da nossa marca. A digitalização permitiu uma maior integração entre os canais online e offline, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra mais fácil e cómoda. Através de uma verdadeira abordagem omnicanal, o nosso objetivo é oferecer uma experiência de compra consistente.
A agilidade também tem sido uma prioridade em todas as nossas operações, que nos permite adaptarmo-nos rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Esta capacidade de resposta rápida é essencial para manter a relevância e a competitividade no mercado atual.
Acreditamos que esta estratégia integrada é essencial para manter a nossa liderança e garantir a satisfação contínua dos clientes, fornecendo-lhes produtos e serviços que satisfazem as necessidades locais.
GC – Como analisa a evolução do sector onde a Brico Depôt desenvolve a sua atividade? É marcado por um elevado nível de competitividade?
CB – A evolução do sector tem sido dinâmica e marcada por um elevado nível de competitividade. A concorrência é muito forte, pelo que identificámos várias chaves que impulsionam o nosso crescimento contínuo em Portugal. Estamos empenhados em oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, assegurando assim uma proposta de valor atrativa para os nossos clientes.
As nossas marcas exclusivas também nos distinguem do mercado e permitem-nos oferecer uma variedade de produtos de alta qualidade com uma excelente relação qualidade/preço.
Desde o apoio aos nossos clientes na conceção e planeamento dos seus projetos até à disponibilização de soluções financeiras e à oferta de comodidade Click & Collect ou entrega ao domicílio, estamos constantemente a melhorar a experiência de compra dos nossos clientes, tornando-a cómoda e eficiente. É claro que existe competitividade, como em qualquer sector. Mas é esta competitividade que nos permite querer fazer melhor e oferecer aos nossos consumidores os melhores produtos aos melhores preços.
GC – Como têm evoluído os hábitos de bricolage e as preferências do consumidor?
CB – Os hábitos de bricolage e as preferências dos consumidores evoluíram significativamente nos últimos anos. Tivemos um grande exemplo disso com a pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo em casa e, por isso, perceberam a importância de uma casa funcional e confortável.
A consolidação do teletrabalho levou a uma maior atenção à manutenção e melhoria da casa. Passar mais tempo em casa tornou as pessoas mais conscientes da necessidade de efetuar reparações, remodelações e melhorias, aumentando a procura de produtos e ferramentas de bricolage.
Além disso, os consumidores estão a tornar-se mais informados e exigentes e procuram cada vez mais produtos de alta qualidade, soluções inovadoras e uma boa relação qualidade/preço. Há uma maior valorização dos produtos sustentáveis e ecológicos, com muitos consumidores a optarem por materiais com menor impacto ambiental. Na Brico Depôt conseguimos dar resposta a este tipo de procura, através de uma gama de produtos sustentáveis e através dos nossos produtos de marca própria, que aliam qualidade e preço.
“O objetivo é criar uma rede eficiente que permita a rápida disponibilização dos produtos, utilizando as lojas existentes como centros de distribuição e pontos de recolha estratégicos. Desta forma, podemos oferecer um serviço ágil e cómodo”
GC – Foi essa evolução que ditou a vossa aposta no canal online?
CB – De facto, assistimos a uma procura crescente de comodidade e eficiência, com muitos consumidores a procurarem soluções que agilizem o planeamento e a execução dos seus projetos. A digitalização do mercado transformou profundamente a forma como os clientes interagem com as marcas, desde a procura de inspiração até à compra de produtos e ao acesso ao apoio técnico.
O marketplace da Brico Depôt Iberia celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um aumento significativo de 200% no número de artigos disponíveis. Especializada em construção, remodelação e bricolage, contamos atualmente com um portfólio superior a 100 mil unidades. Esta expansão não só diversifica a oferta disponível para os consumidores, como também aumenta a nossa capacidade de resposta às diferentes necessidades dos clientes, mantendo-nos competitivos no mercado.
GC – Como têm evoluído as vendas através deste canal? Representam já que fatia das vendas globais no mercado ibérico e no português, de um modo particular?
CB – As vendas através do canal online têm evoluído significativamente, acompanhando a tendência global de digitalização e de alteração dos hábitos de consumo. Ao longo dos últimos anos, sobretudo com o impacto da pandemia, temos assistido a um aumento substancial da procura de soluções de compras online, o que se reflete num crescimento das vendas através destes canais.
Estamos empenhados em reforçar ainda mais o nosso canal online, oferecendo uma experiência de compra integrada e eficiente que complementa a experiência nas nossas lojas físicas. O objetivo é proporcionar aos nossos clientes a máxima comodidade, quer optem por comprar online, levantar na loja ou receber os produtos em casa.
GC – A par do seu contributo para as vendas, que outros papéis importantes representam também os canais digitais?
CB – Os canais digitais desempenham um papel crucial na atividade da Brico Depôt, embora seja importante sublinhar que as lojas físicas continuam a ser o centro da nossa atividade. Estes canais cumprem várias funções essenciais que complementam e reforçam a nossa presença física. Servem como fonte de inspiração para os clientes. Através do nosso website, das plataformas de redes sociais e do marketplace, oferecemos ideias e sugestões para projectos de bricolage, decoração e remodelação de casas, encorajando os clientes a empreenderem os seus próprios projetos.
Os canais digitais também fornecem ajuda e aconselhamento. Oferecemos várias formas de garantir que os clientes encontram as soluções certas para as suas necessidades, facilitando a tomada de decisões e a conclusão de projectos. Além disso, os canais digitais permitem-nos expandir o alcance da nossa marca. Através da nossa presença online, incluindo o marketplace, podemos chegar a um público mais vasto e diversificado, promovendo a nossa marca e os nossos produtos junto de potenciais clientes.
Além disso, os canais digitais geram tráfego para as lojas físicas. Muitos clientes começam a sua pesquisa online e depois visitam a loja para finalizar a compra. Naturalmente, o e-commerce também gera receitas diretas. Através da nossa loja online, oferecemos aos clientes a comodidade de comprar produtos diretamente em casa, com opções de entrega ao domicílio ou de levantamento na loja.
Na Brico Depôt, praticamos um verdadeiro modelo omnicanal. Os clientes podem alternar facilmente entre canais de acordo com as suas necessidades, garantindo uma experiência de qualidade ao longo da sua jornada de compra.
“O nosso principal objetivo é servir melhor as mudanças nas necessidades dos nossos clientes, expandindo o nosso alcance e tornando as nossas lojas mais acessíveis. Continuaremos a explorar oportunidades de crescimento noutras regiões do país, sempre com o compromisso de proporcionar a melhor experiência de compra e os preços mais competitivos”
GC – Quem são hoje os públicos que estão a impulsionar o negócio da bricolage?
CB – Reconhecemos que a bricolage é um sector crucial, especialmente para os proprietários que têm a sorte de ter uma casa. O nosso objetivo é oferecer soluções de alto valor que atraiam tanto os entusiastas experientes da bricolage como os profissionais que confiam nos produtos e serviços da Brico Depôt para os seus projetos.
Para os nossos clientes individuais, oferecemos gamas de produtos facilmente acessíveis, incluindo artigos de marca própria e soluções de projeto abrangentes, tudo com um compromisso de grande valor apoiado por opções de financiamento.
Além disso, existe um segmento crescente de novos utilizadores de bricolage, especialmente entre os Millennials. De acordo com um relatório da People.com, mais de 80% dos Millennials realizou um projeto de bricolage para melhorar a casa durante o encerramento da pandemia. Este grupo demográfico está a adotar cada vez mais os projetos de bricolage como uma forma de personalizar os seus espaços e poupar custos, o que se alinha bem com as ofertas da Brico Depôt.
GC – Que visão tem para o negócio da Brico Depôt, em particular, no mercado nacional?
CB – Temos muitos planos para a Brico Depôt e vemos oportunidades significativas de crescimento. Em primeiro lugar, queremos continuar a concentrar-nos na criação de mais valor para os clientes. Planeamos introduzir novas gamas de produtos, incluindo mais produtos dedicados ao mercado português, com preços e ofertas atrativas. Iremos também expandir as nossas soluções orientadas para projetos, aumentar a nossa presença digital e oferecer mais serviços dedicados aos profissionais.
“A evolução do sector tem sido dinâmica e marcada por um elevado nível de competitividade. A concorrência é muito forte, pelo que identificámos várias chaves que impulsionam o nosso crescimento contínuo em Portugal. Estamos empenhados em oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, assegurando assim uma proposta de valor atrativa para os nossos clientes”
GC – Qual o potencial do mercado português?
CB – Acreditamos que o modelo da Brico Depôt é bem aceite pelos clientes portugueses, o que é comprovado pelo sucesso das nossas três lojas atuais. Este fator dá-nos confiança de que podemos continuar a expandir-nos em Portugal. Estamos empenhados em libertar este potencial de crescimento nos próximos meses e anos, aumentando assim o impacto da Brico Depôt junto dos clientes portugueses.
GC – O que seria um bom ano de 2024 para a Brico Depôt em Portugal?
CB – Em primeiro lugar, um bom ano para a Brico Depôt começa com um bom ano para os nossos clientes. Esperamos poder satisfazê-los com a nossa gama de produtos e serviços para transformar muitas mais casas em 2024.
Em segundo lugar, 2024 é um ano importante para os nossos colegas, com o nosso décimo aniversário e a sua contribuição para a empresa. Esperamos ver muitos deles crescerem e desenvolverem-se ainda mais com a Brico Depôt. E o sucesso dos nossos clientes e colegas estará sempre na base do crescimento do nosso negócio e, claro, também estamos ansiosos por isso.
“O marketplace da Brico Depôt Iberia celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um aumento significativo de 200% no número de artigos disponíveis. Especializada em construção, remodelação e bricolage, contamos atualmente com um portfólio superior a 100 mil unidades”