farmacêutica
in ,

Número de utilizadores das farmácias online vai chegar a mil milhões globalmente até 2027

Um novo estudo da Juniper Research concluiu que o número de utilizadores de farmácias online atingirá os mil milhões, a nível mundial, em 2027, aumentando face aos 795 milhões de 2022, num crescimento de 28%.

A investigação identificou este aumento como o culminar de uma adoção crescente resultante da pandemia, em que os consumidores optavam por não sair de casa e por receber os seus medicamentos através das farmácias online. O crescimento irá continuar, uma vez que estes operadores estão concentrados em reter e expandir as suas bases de clientes, refinando a eficiência e simplicidade que a farmácia online proporciona.

 

Aumento da acessibilidade

A investigação prevê que os consumidores continuarão a utilizar as farmácias online à medida que se apercebem dos benefícios que estas lhes proporcionam, incluindo a acessibilidade aos medicamentos e uma gama mais vasta, em comparação com as farmácias físicas.

Além disso, o relatório prevê que o crescimento da farmácia online será sustentado pela simplificação do processo, conseguido através de uma aceitação mais generalizada das receitas médicas eletrónicas.

A autora de investigação, Cara Malone, observa que “as farmácias online têm a capacidade de simplificar ainda mais o processo através da oferta de soluções, incluindo entregar aos consumidores os medicamentos que lhes foram prescritos já organizados em bolsas diárias, contendo informações relativas à dosagem, data e hora a tomar“.

 

Entrega ainda é um desafio

A investigação prevê que os serviços de farmácia online continuarão a ser, predominantemente, utilizados para a medicação sem receita médica (OTC).

As transações OTC atingirão 8,9 mil milhões, a nível mundial, em 2027, representando 64% do valor total global. Este valor compara com os cinco mil milhões de transações de medicamentos com receita médica, a nível mundial, no mesmo ano.

A digitalização de receitas médicas enfrenta o desafio das preocupações dos consumidores em relação à precisão  e prazos da entrega. A fim de dissipar estas preocupações travar asfarmácias online ilegítimas, o rastreio em tempo real e regulamentos mais fortes para as farmácias online deverão ser uma prioridade, de modo a garantir o crescimento futuro, conclui a Juniper Research.

garrafão

Cooperativa de Moura e Barrancos aposta em novo garrafão e reduz uso de plástico

inovação

Mercearia está a ter cada vez menos inovação