mercearia Gonçalves & Freire
in

Nova mercearia de bairro quer dar resposta a economias familiares

Queijos da Serra da Estrela, flor de sal da Figueira da Foz, alheiras de Mirandela, conservas algarvias, bombons de Portalegre e pão fresco do dia são alguns dos sabores prontos a chegar a casa dos residentes do bairro de Campo de Ourique.

A mercearia Gonçalves & Freire está localizada no número 14 da Rua Francisco Metrass, mesmo em frente ao Mercado de Campo de Ourique, e promete dar resposta, no imediato, às necessidades dos habitantes daquele bairro. Este é um projeto conjunto de António Gonçalves, financeiro numa multinacional, e de João Freire, quadro superior numa instituição financeira, que se conheceram na pos-graduação em Finanças no Instituto Superior de Economia e Gestão.  O projeto nasce da saudade da Serra da Estrela e das memórias das suas vivências rurais em aldeias serranas.

De acordo com os seus promotores, esta é uma mercearia que não quer estar na moda, quer antes responder a uma visão e uma necessidade de bem servir, com qualidade, comprar português e o que é tradicional e originário dos produtores nacionais.

Com toda esta situação com a Covid-19, em vez de cruzarmos os braços, decidimos ser esta a altura para arregaçar mangas e arriscar por todos nós, pelos portugueses. Isto é remar literalmente contra a corrente, mas acreditamos. Por que não? Insistimos em preservar as tradições e resistir à dependência das grandes superfícies comerciais”, sustenta António Gonçalves.

Os proprietários da loja conhecem pessoalmente todos os produtores com quem vão trabalhar, não há quaisquer intermediários. Todos os produtos vêm diretamente dos produtores, apostando, assim, numa comercialização que valoriza os circuitos curtos, com vantagens competitivas para o negócio, mas também para os pequenos produtores.

É uma prioridade da mercearia a valorização e dignificação das pequenas produções locais, as que têm maior impacto na economia familiar dos territórios de baixa densidade”, assume António Gonçalves.

Esta é uma loja de bairro de pequenas dimensões, mas de aspeto muito peculiar onde predominam os tons claros do mobiliário de madeira nacional. O mais relevante é que foi na íntegra feita por dois artesãos de uma aldeia do concelho de Seia”, sublinha, por sua vez, João Freire.

 

Pequenos produtores em destaque

Esta é uma forma de ajudar os pequenos produtores locais de todo o país, e não só da Serra da Estrela, que têm, no momento atual, dificuldades acrescidas no escoamento dos seus produtos. Exemplo disso é a D. Natália, queijeira em Seia. Com um rebanho de aproximadamente 400 ovelhas, vendia muita da sua produção na altura da Páscoa, quer aos turistas que visitavam a região, quer aos emigrantes que se deslocavam à terra natal. Fruto desta situação tem ainda muito queijo para vender.

Decididamente, esta é a altura em que devemos dar a melhor versão de nós e é com esta premissa que queremos apresentar-nos ao Bairro de Campo de Ourique. Queremos estar próximos dos habitantes do bairro, em particular, e dos lisboetas, em geral, praticando preços justos para os consumidores. Acreditamos que este projeto vai também impactar positivamente a vida dos pequenos produtores com quem estamos a trabalhar”, reitera António Gonçalves.

A mercearia irá disponibilizar, muito em breve, entregas ao domicílio por via de uma plataforma de venda online. No imediato, e mediante contacto telefónico, as compras com valor superior a 20 euros (dentro da cidade de Lisboa) serão entregues ao domicilio sem quaisquer custos. Para fora de Lisboa (concelhos de Amadora, Cascais, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra) o valor mínimo para entrega é de 30 euros.

IKEA

Grupo IKEA disponibiliza 26 milhões de euros para projetos solidários 

Recursos Humanos

Apenas 21% dos empregadores excluem a hipótese de contratar em 2020