Volvo Cars
in

Nova fábrica europeia da Volvo Cars para modelos elétricos

A Volvo Cars irá construir uma terceira fábrica na Europa, uma nova unidade que pretende posicionar, ainda melhor, a empresa para responder à procura crescente pelos seus automóveis elétricos e captar o potencial de crescimento futuro.

A nova fábrica será ambientalmente neutra e produzirá apenas veículos elétricos, reforçando os objetivos da Volvo Cars de ser exclusivamente elétrica, até 2030, e ambientalmente neutra, até 2040, com uma capacidade de produção global expandida para corresponder às suas ambições de crescimento.

Esta nova fábrica estará situada na Eslováquia. A Volvo Cars consegue, assim, criar um triângulo europeu de fabrico, cobrindo a sua maior região de vendas, complementando a fábrica belga de Ghent, na Europa Ocidental, e a fábrica sueca de Torslanda, no norte da Europa.

Esta nova unidade representa um investimento de cerca de 1,2 biliões de euros e localiza-se em Kosice, na parte mais oriental do país, onde poderá beneficiar de uma cadeia de abastecimento automóvel bem estabelecida, uma vez que se tornará na quinta fábrica de automóveis na Eslováquia.

 

1,2 milhões de unidades/ano

A meio da década, a Volvo Cars pretende atingir um volume de vendas mundial de cerca de 1,2 milhões de unidades por ano, que pretenderá alcançar através das suas unidades de produção localizadas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. “O nosso foco é claro, pretendemos ser uma marca de mobilidade puramente elétrica, até 2030. A expansão na Europa, a nossa maior região de vendas, é crucial para a nossa mudança para a eletrificação e crescimento contínuo. Estou muito satisfeito pelo alargamento da linha de produção da Volvo Cars para a Eslováquia e estou ansioso por receber os novos colegas e os novos parceiros no desafio que se avizinha“, afirma Jim Rowan, Chief Executive da Volvo Cars.

Prevê-se que a construção da fábrica de Kosice se inicie em 2023, com o equipamento e as linhas de produção a serem instaladas durante o ano seguinte. Está previsto o início da produção em série de automóveis Volvo, puramente elétricos, na Eslováquia, a partir de 2026.

 

Ambientalmente neutras

Recorde-se que a Volvo Cars pretende que as suas operações produtivas sejam ambientalmente neutras, já em 2025. Assim, a nova fábrica utilizará apenas energia neutra para o clima e será também concebida para ser líder na produção sustentável e eficiente de automóveis elétricos, visando os mais elevados padrões globais em eficiência energética e ambiental.

Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e também acesso a uma boa base de fornecedores. Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco foram também um fator-chave na decisão de localizar esta fábrica.

A fábrica terá uma capacidade até 250 mil automóveis por ano e irá gerar vários milhares de novos postos de trabalho na região. O local permite também uma maior expansão da fábrica no futuro.

O estabelecimento da fábrica de Kosice representa um novo local de produção europeu para a Volvo Cars em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent começou a operar um ano depois. Juntas, estas instalações podem produzir até 600 mil automóveis por ano.

zona euro

União Europeia e Nova Zelândia negoceiam acordo de comércio livre

Walmart

Walmart adquire empresa de tecnologia ótica Memomi