Nortada
in

Nortada acolhe curso de sommelier de cerveja em setembro

A Fábrica Nortada vai acolher o curso de formação profissional de sommelier de cervejas da Doemens, certificado e reconhecido internacionalmente. As aulas começam em setembro, mas as inscrições terminam já no final deste mês de julho.

Fundada em 1895 e sediada em Munique, a Doemens é uma instituição dedicada à educação e consultoria voltadas para o mundo cervejeiro. Em 2004, apresentou o primeiro curso de formação profissional de sommelier de cervejas.

Esta formação, com a duração de 100 horas, distribui-se na forma de um curso intensivo de duas semanas, entre 26 de setembro e 7 de outubro, com grupos de, no máximo, 25 alunos. Os professores fazem parte de uma equipa formada na Doemens, com experiência profissional nas áreas de produção, distribuição, comunicação, educação, comercialização e serviço de cervejas.

Este curso pretende desenvolver competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão de sommelier de cervejas, disseminando a cultura cervejeira e sugerindo diferentes estilos e suas possibilidades de harmonização, contribuindo para experiências gastronómicas satisfatórias.

 

Sommeliers de cervejas

Os futuros sommeliers de cervejas serão capazes de orientar para o consumo inteligente, comunicar corretamente os diferentes estilos, reconhecendo as ocasiões de consumo e espalhando a cultura cervejeira, orientar ao armazenamento e serviço adequados, recomendar harmonizações adequadas entre diferentes estilos e produções gastronómicas, selecionar e descrever cervejas que possam compor cartas adequadas, apresentar diferentes estilos, descrevendo os seus perfis sensoriais e interpretando os seus rótulos e, por fim, a criação de situações comerciais por meio de estratégias de comunicação“, indica o comunicado.

Os tópicos abordados, bastante diversos, vão desde a história da cerveja às matérias-primas e da introdução à gestão sensorial até à relação entre a cerveja e a gastronomia. Pelo meio, há lugar a sessões teóricas e práticas com exposições dialogadas, degustações orientadas, discussões e trabalhos em grupo, apresentações e simulações de situações de trabalho, visitas técnicas e atividades de pesquisa.

O curso destina-se a profissionais de serviço, produção, logística, comunicação e comercialização de cervejas, além de empreendedores, profissionais e entusiastas da gastronomia.

 

Nortada

Para a Fábrica de Cervejas Portuense, e em especial para a Nortada, a oportunidade de receber um curso deste nível é “uma ótima forma de desenvolver e dinamizar o movimento artesanal. Em Portugal, o consumo de cerveja ainda está muito concentrado nas marcas industriais e é fundamental que cada vez se fale mais de cerveja e se perceba mais desta bebida, tanto ao nível dos consumidores como dos profissionais da área. É um passo muito importante poder receber um curso destes em Portugal“.

As aulas presenciais acontecem de segunda a sexta, entre as 9 e as 19 horas, e ao sábado, das 9 às 13 horas, na Fábrica de Cervejas Portuense, sita na Rua de Sá da Bandeira, 210, Porto.

O valor da propina, 3.150 euros, deverá ser liquidado até ao final do curso, havendo lugar a um pagamento de 10% do montante no ato da inscrição. Os alunos poderão ainda optar pelo recurso a uma entidade de crédito, caso não consigam realizar o investimento.

Meu Super

Meu Super abre primeira loja em Vila Chã de São Roque

sonatural

Sonatural lança novos sumos bio e sumos de fruta com probióticos