in ,

Normas europeias obrigam a mudanças nos terminais de pagamento

Com as novas normas europeias e as mudanças nos requisitos PCI, que evolui de 1.3 para 3.X e 4.X, os comerciantes terão de proceder à atualização dos seus dispositivos de pagamento até ao final de 2017.

Os estabelecimentos comerciais que não procedam às alterações contempladas pelo regulamento europeu não estarão preparados com as mais recentes normas de segurança a nível mundial. Para além disso, os comerciantes podem enfrentar pesadas multas.

As entidades devem planear com antecedência e iniciar a migração dos terminais PCI 1.X ou 2.X. Os comerciantes devem planear o fim do plano de aquisições de terminais PCI 2.X, cuja data de aquisição expira no final de abril de 2017. É recomendada, ainda, a substituição de terminais PCI 2.X. logo que possível e a sua substituição por dispositivos PCI testados e aprovados, com a versão mais recente de segurança PCI 3.X ou PCI 4.X.

Este processo deve incluir, também, a substituição dos terminais PCI 1.X, cuja última aquisição expirou no final de abril de 2014. Por razões de segurança, os sistemas de pagamento devem usar apenas sistemas atualizados e operacionais, bem suportados.

A atualização dos terminais de pagamento e da tecnologia de processamento é uma das melhores formas de os comerciantes e clientes finais se certificarem de que estão a usufruir do máximo de segurança nos pagamentos. Para além de ter maior poder de processamento e os mais elevados níveis de segurança, os atuais dispositivos PCI 3.X e 4.X dispõem de mais memória, ecrã a cores, por toque, tecnologia “contactless”/NFC e, ainda, a possibilidade de compatibilidade com carteiras móveis, designadas por “mobile wallets”.

Neste momento, as soluções de pagamento da Verifone já estão adaptadas às novas normas e já se encontram disponíveis para comercialização. “A equipa da Verifone está à disposição dos nossos clientes para os ajudar a avaliar as características de cada negócio e aconselhar planos de migração, no sentido de garantir o menor impacto possível”, diz João Giradi, General Manager da Verifone Portugal.

Publicidade

Vinhos da Adega de Vidigueira premiados em Espanha

Nando Cesarone é o novo presidente da UPS Europa