in

Norge entrega bacalhau 500 milhões

O bacalhau 500 milhões chegou a Lisboa no passado dia 23 de julho e foi entregue em cerimónia a bordo do veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl, um dos navios que participou na Tall Ship Race.

O capitão Marcus Seidl transportou este simbólico gadus mohrua de Bergen até Lisboa, numa viagem à vela que durou um mês (saiu de Bergen – Noruega – no passado dia 23 de junho), para o depositar nas mãos de Paulo Pinto, da Associação de Cozinheiros Profissionais Portugueses. Este recordou que desde 1973 nenhum bacalhau tinha entrado no Tejo transportado em veleiro e prometeu que em setembro este bacalhau havia de ir à mesa.

O bacalhau 500 milhões é simbólico e representa a ligação comercial entre Portugal e a Noruega, ligação essa em que este peixe tem sido o símbolo real. Na Noruega existem registos de exportações de bacalhau para Portugal desde 1823, apesar das exportações de bacalhau para Portugal existirem antes. Mas os números realmente fiáveis são registos desde 1946 até à data, ou seja, dos últimos 70 anos.

Este bacalhau representa esse mesmo fluxo comercial de mais de dois séculos existente entre os dois países.

Publicidade

Sushi Gourmet chega ao Jumbo de Gaia

Samsung revela o novo Samsung Galaxy Note7