Niepoort
in

Niepoort lança Vintage 2019

Nascido de parcelas muito velhas, no Cima Corgo, o Porto Vintage 2019 da Niepoort brilha pela individualidade e pelo carácter singular. É um vinho com muito corpo, fruto do clima clássico que abençoou o Douro em 2019, um ano quente e seco, que produziu vinhos com muita estrutura e taninos maduros.

Contudo, não se encontram vestígios de sobrematuração neste Vintage 2019, pois naquela que é já a tradição dos vinhos Niepoort, o Vintage resulta muito harmonioso e elegante, apesar do corpo.

NiepoortFeito a partir de vinhas tradicionais co-plantadas (mais de 40 castas autóctones) do Cima Corgo, as uvas do Vintage 2019 foram pisadas em lagar de granito, com 100% de engaço. Envelhecido no Douro, em tonel, durante o inverno de 2019, o vinho foi posteriormente transferido, em março de 2020, para as caves de Vila Nova de Gaia, onde continua a estagiar. O engarrafamento está previsto para junho deste ano e as 28 mil garrafas esperadas chegarão ao mercado em outubro.

 

É um grande Porto”

Já há muito se acreditava que este vinho do Porto tinha todas as condições para ser declarado Vintage. “Desde muito cedo, percebemos que 2019 tinha muito potencial, de forma visível”, admite Dirk Niepoort, da Casa Niepoort. Desde as primeiras provas, em dezembro de 2020, que estava bastante claro que este seria um ano Vintage. “É um grande vinho, potente, com muito boa integração de álcool, quase parece um vinho seco no fim de boca”, partilha, “apesar dos taninos gordos e acentuados”. “É um grande Porto, muito vinoso”.

Nas notas de prova, o Vintage 2019 mostra um aroma fino e moderado, com notas primárias de frutos escuros e alguma especiaria. Mas é no palato que se revela, com equilíbrio entre volume e elegância e um final de boca impressivo e notável. É mais um grande Vintage da Niepoort, com ótimo potencial de envelhecimento, para guardar e beber.

10

10 legados do confinamento

"Pack Poupança"

Continente reforça Pack Poupança