in

Niepoort lança a primeira família de Single Vineyards a partir de vinhas velhas no Douro e na Bairrada

Foi em 1990 que Dirk Niepoort produziu o primeiro Single Vineyard, a partir da Vinha do Carril, que deu origem ao conceituado Robustus. Mas só agora, em 2021, a Niepoort decide lançar, pela primeira vez, uma família de Single Vineyards, vinhos criados a partir de vinhas únicas, no Douro e na Bairrada.

Com base em vinhas velhas com uma complexidade e qualidade únicas, como a Vinha do Carril, a Vinha da Pisca ou o Museu dos Lagares, no Douro, surgem vinhos que são a expressão máxima do seu terroir, como o Museu dos Lagares 2018, no Douro, ou ainda o vinho do Porto Bioma Vinha da Pisca. Da Bairrada, chegam o Lote D e o Valle Louro.

 

Essência do terroir

Toda a equipa de enologia da Niepoort, com Daniel Niepoort, Nick Delaforce (vinhos do Porto), Luís Pedro Cândido (Douro) e Sérgio Silva (Bairrada), empenhou-se neste projeto cujo objetivo é quase “engarrafar” a essência do terroir. Estes vinhos que agora são lançados representam o culminar de um trabalho que a Niepoort tem vindo a desenvolver desde 2012 na Bairrada, desde 2007 na Vinha da Pisca ou desde 1990, quando foi comprada a Vinha do Carril, que conta com vinhas centenárias e com grande variedade de castas.

Para Dirk Niepoort, estes Single Vineyards, que apostam numa única vinha e não em lotes, vão recentrar os vinhos em torno da temática do terroir e do respeito pelo solo e pelo ADN do território. “Para fazer bons lotes de vinho, temos de entender e respeitar a vinha”, explica Dirk Niepoort, à frente da Casa Niepoort há cinco gerações. “Mas há vinhas que têm uma personalidade tão própria, tão vincada, que merecem ser tratadas à parte”.

 

Grapekeeper

É importante acrescentar que a Niepoort passa agora a integrar a exclusiva lista de produtores europeus que pertencem à Grapekeeper, que oferece aos enófilos a possibilidade de serem “produtores de vinho” e receberem o seu vinho em garrafas com rótulo personalizado, através do “aluguer” de parcelas de uma determinada vinha.

A Grapekeeper conta no seu acervo com um vasto portfólio de vinhas sustentáveis nas regiões vinícolas líderes da Europa e junta-lhe agora o Vale do Douro, através da reconhecida Vinha do Carril da Niepoort.

Publicidade

cacifo

CTT instalam primeiro Cacifo 24h em parceria com uma autarquia

Dott

Dott oferece viagem para o Cu de Judas