frota automóvel
in ,

Nestlé vai ter frota automóvel 100% elétrica até 2024

A Nestlé deu início ao projeto de transformação de toda a sua frota automóvel para veículos elétricos e híbridos, uma iniciativa que está inserida no compromisso, assumido globalmente pela Nestlé, de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Já foram entregues aos colaboradores pela Arval, uma das empresas parceiras da Nestlé na gestão de frota, as primeiras viaturas 100% elétricas de um total previsto de mais de 465 veículos.

Esta é a primeira etapa de um projeto que estará concluído até final de 2024 com uma frota automóvel, comercial e não-comercial, 100% elétrica/híbrida. Desta forma, até dezembro de 2024, e de acordo com as datas de finalização de contratos existentes, as viaturas de frota que são atualmente de combustíveis fosseis serão progressivamente substituídas por veículos elétricos ou híbridos plug-in. “Pela dimensão do seu projeto, a Nestlé é pioneira em Portugal na transformação da sua frota automóvel, com mais de 465 veículos a passarem, até final de 2024, para a tecnologia elétrica e híbrida. Somos o exemplo de que é possível tirar partido da tecnologia já existente e colocá-la ao serviço da sustentabilidade das operações das empresas e, com isso, reduzir substancialmente os seus impactos ambientais. Este é um grande contributo para o objetivo máximo da companhia de atingir a neutralidade carbónica até 2050, partilhando valor com a sociedade ao longo do seu desenvolvimento”, afirma Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager da Nestlé Portugal.

 

Veículos elétricos

A par com os restantes projetos em curso (mobilidade integrada, eletricidade 100% renovável certificada, instalação de painéis solares, eficiência de operações, transformação de materiais de embalagens, entre outros), no quadro da estratégia de Green Vision da empresa, este projeto dará um relevante contributo para o objetivo global de redução do impacto ambiental das operações da companhia, com uma redução estimada de aproximadamente de 1.800 toneladas de CO2 por ano.

Para que este objetivo tenha sucesso, a Nestlé está a operar uma verdadeira mudança de paradigma e a opção do veículo elétrico é uma peça fundamental neste contexto. Alterar totalmente uma frota automóvel constitui um significativo desafio para colaboradores e empresa, nomeadamente, no que toca à alteração de comportamentos e rotinas diárias e, por essa razão, foram já realizadas diversas sessões de formação sobre como conduzir um veículo elétrico, cuidados a ter na gestão das suas autonomias , locais de abastecimento e como utilizá-los de maneira eficiente, entre outras questões relacionadas com a gestão da mudança para um dia-a-dia diferente e mais sustentável.

 

Postos de carregamento

Do lado da empresa, simultaneamente com a alteração das viaturas, procedeu-se também à colocação de postos de carregamento de viaturas no edifício sede, em Linda-a-Velha e nas fábricas de Avanca e Porto. Numa segunda fase, estes postos de carregamento serão também colocados noutras instalações da Nestlé Portugal, como, por exemplo, na delegação comercial do Funchal.

No total, serão instalados 72 postos de carregamentos até final de 2024: 12 na fábrica do Porto, seis na fábrica de Avanca, 52 na sede em Linda-a-Velha e dois na delegação comercial no Funchal. Todos eles terão capacidade de 7,4 kwh para um tempo estimado de carregamento de cinco horas para os veículos elétricos e duas horas para os híbridos.

Além destes postos de carregamento da empresa, os novos condutores de veículos elétricos têm ainda à sua disposição toda a rede de abastecimento público (Mobi-E), cujo carregamento será feito através do contrato CEME celebrado com a empresa Mobiletric.

 

Green Vision

O caminho para atingir a neutralidade carbónica em 2050, agora reforçado pelo projeto Green Fleet, tem vindo a ser seguido pela Nestlé, nos últimos anos, com a redução de consumos de energia (-22%), de água (-69%) e de emissões de CO2 (-39%).

A empresa está também a operar uma transformação ao nível dos seus materiais de embalagens, com vista a torná-los 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Ainda ao nível do seu portfólio, este caminho em direção a uma crescente sustentabilidade da cadeia de valor tem levado ao desenvolvimento de produtos com base em matérias-primas de origem vegetal, mais amigas do ambiente no seu desenvolvimento, são as chamadas matérias-primas “plant-based”.

É o conjunto de todas estas iniciativas que constitui a Green Vision da Nestlé.

compras

Compras online: reclamações disparam 114% desde o início do ano

Xau Poder Fácil Engomar

Xau facilita tarefa de engomar a roupa