in

Nespresso vai lançar as suas primeiras cápsulas em papel

As primeiras cápsulas de café em papel para o sistema Nespresso, que servirão de alternativa às tradicionais cápsulas de alumínio, serão comercializadas a partir do próximo ano, anunciou Nestlé.

Retro compatíveis com as máquinas de café Nespresso Original, as cápsulas, feitas de papel biodegradável, estarão disponíveis na Suíça e em França, a partir da primavera do próximo ano, e serão estendidas a outros países europeus, ao longo de 2023.

 

3 anos de investigação

As novas cápsulas envolveram três anos de investigação nas fábricas da Nestlé, que lançou o sistema Nespresso há 30 anos, mudando a forma como o café é consumido em casa.

A procura por embalagens compostáveis, por parte dos consumidores, está a aumentar e estima-se que 45% dos franceses, atualmente, faça em casa a compostagem de um ou mais tipos de resíduos biológicos. “Ultrapassar os limites da experiência de café premium faz parte da inovação da Nespresso e, desde que nos tornámos, uma B Corp, no início deste ano, estamos mais empenhados do que nunca em alargar as escolhas sustentáveis que oferecemos aos nossos consumidores. Estamos entusiasmados por anunciar a nossa primeira cápsula compostável em papel”, afirma Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso.

Apesar desta inovação, a Nestlé lembra que as cápsulas tradicionais de alumínio são “infinitamente recicláveis”, utilizam 80% de material reutilizado e podem ser depositadas em 100 mil pontos de recolha para este resíduo em 70 países.

 

Tecnologia exclusiva

Vários aspetos da cápsula apresentam tecnologia proprietária, incluindo o revestimento de biopolímero interior que protege o café contra a oxidação. “Combinamos um processo de formação de pasta de papel de alta precisão com uma camada biodegradável para proteção contra a oxidação para preservar o nosso café no transporte, armazenamento e durante a extração a alta pressão nas nossas máquinas”, explica Julia Lauricella, Head of Global R&D Center for Systems and Coffee Machines.

A Nespresso criou quatro novos blends, incluindo um café biológico, produzido através do Nespresso AAA Sustainable Quality Program, especificamente para estas novas cápsulas à base de papel.

O produto é certificado para compostagem, tanto doméstica como industrial, pela TÜV Áustria, um organismo internacional de certificação.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Decathlon reparação têxtil

Decathlon aposta na reparação de roupas e mochilas

Pictionary Air

Pictionary Air é a nova versão mais interativa do clássico jogo de desenho