Navigator
in

Navigator e FNAP acordam parceria para promoção da apicultura

A The Navigator Company acaba de estabelecer um protocolo de colaboração com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), uma das maiores entidades representantes dos apicultores portugueses, que tem filiadas diversas organizações no país, incluindo associações, cooperativas e agrupamentos de produtores.

Esta parceria pretende conciliar a gestão florestal com a operacionalidade da apicultura, potenciando a qualidade do pólen e do mel, contribuindo, assim, para a defesa, proteção e desenvolvimento da atividade apícola, enquanto se desenvolve uma gestão florestal eficiente e sustentável.

Sendo uma prática de elevada importância nos ecossistemas florestais, nomeadamente, pelo benefício que é fornecido pela polinização e que cumpre um papel regulador importante como serviço do ecossistema, é possível valorizar, através da atividade apícola, produtos florestais não lenhosos, como é o caso do mel, do pólen e da própolis.

 

Abelhas em risco de extinção 

Entre todos os polinizadores, as abelhas são responsáveis por cerca de 80% da polinização dos alimentos disponíveis. Têm, por isso, um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, já que sem elas não existiriam grande parte dos produtos agrícolas necessários para consumo humano e para alimentar os animais, tais como frutos, cereais e produtos hortícolas. Além disso, as abelhas são, também, enquanto agentes polinizadores, responsáveis por garantir a conservação da biodiversidade.

As abelhas estão entre as espécies que se encontram em risco de extinção na Europa e os fatores que podem contribuir para esta realidade são a poluição, a degradação de habitats, a utilização de alguns pesticidas e, também, as alterações climáticas.

Sabendo que a manutenção da apicultura contribui para uma maior presença humana nas florestas, assegurando uma maior vigilância desses espaços e valorizando o envolvimento com as comunidades e associações locais, a The Navigator Company decidiu avançar com esta parceria como forma de ajudar na defesa, na proteção e no desenvolvimento da apicultura em Portugal, através da entidade que representa o sector.

 

Parceria

Nesse sentido, a The Navigator Company cede à FNAP, a título temporário e gratuito, parcelas que integram o património florestal do grupo para que os apicultores inscritos nas associadas da FNAP possam aí proceder à instalação de apiários e desenvolver a sua atividade.

Além do cumprimento da legislação aplicável relacionada com a floresta, a The Navigator Company garante, através desta parceria, que a zona de colocação dos apiários, assim como as zonas de acesso, é mantida limpa dos sobrantes resultantes da sua atividade silvícola, garantindo, também, a correta formação dos seus técnicos e operadores florestais que frequentam a zona para realização de trabalhos nas imediações dos apiários, de forma a promover a sua segurança.

A empresa promove, ainda, a gestão das parcelas para renovação de pastagens, eliminação de restolho e gestão de massas combustíveis, recorrendo a práticas sustentáveis físicas e mecânicas, sem prejuízo para o pastoreio apícola.

Nas florestas sob gestão da The Navigator Company, estão, atualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir. Estas espécies são, ainda, alvo de monitorização regular, sobretudo as que apresentam estatuto de conservação “em perigo”, assegurando assim a sua proteção.

redes

Eurohubs da Dachser garantem ligação de toda a rede europeia

GOOportal

Empresa portuguesa cria plataforma que permite impulsionar negócios à distância