A MultiOpticas iniciou um projeto de sustentabilidade ambiental e assumiu a responsabilidade de diminuir a sua pegada ecológica.
O projeto iniciou-se com um workshop de Pedro Norton de Matos, mentor do GreenFest, onde foi assinada uma carta de compromisso por toda a direção da empresa.
A marca tem vindo a desenvolver vários projetos de responsabilidade social corporativa, incluindo uma missão humanitária em Moçambique, e agora prepara-se também para avançar com um projeto integrado de sustentabilidade ambiental.
Medidas
Numa primeira fase, além do workshop, a MultiOpticas tomou algumas medidas na sede da empresa como, a colocação de máquina de filtragem da água, café mais sustentável com copos de cartonete e palhetas de bambu, introdução de ecopontos em todos os pisos, a exclusão das garrafas de plástico e dos copos de plástico em detrimento garrafas e copos de vidro e, ainda, a oferta de fruta fresca diária aos colaboradores, de forma a ligar a alimentação saudável ao tema.
A segunda fase irá implicar o envolvimento todos os colaboradores a nível nacional, começando de forma progressiva a introduzir os princípios da sustentabilidade e a promover uma lógica de “gamification” para desafiar os mesmos a participar em todo este processo, promovendo o seu envolvimento e a sua participação direta com ideias e iniciativas.
Segundo Ana Portugal, Head of CSR e responsável por este projeto, “montar um projeto integrado de sustentabilidade implica dedicação e empenho, pois a realidade da MultiOpticas é grande e temos de chegar a todos os colaboradores da mesma forma, por isso, foi solicitada a ajuda e o contributo de todos”.