desperdício
in ,

Movimento Unidos Contra o Desperdício lança nova plataforma

O desperdício alimentar representa 1,3 mil milhões de alimentos por ano que, se aproveitados, poderiam alimentar três mil milhões de pessoas. Uma realidade que esteve na base da criação, em Portugal, do Movimento Unidos Contra o Desperdício (MUCD), que lança uma plataforma digital que agrega toda a informação útil e relevante e pretende ser o site de referência em Portugal na luta contra o desperdício alimentar.

A nova plataforma digital contém uma área de notícias, dados estatísticos atualizados e informação útil e desenvolvida sobre a temática por entidades nacionais e internacionais. Uma área dedicada às boas práticas para evitar o desperdício alimentar disponibiliza dicas e desafios que ajudam o cidadão comum a melhor compreender como é possível contribuir para a sua redução, reduzindo a montante a sua produção e aproveitando as sobras através de receitas.

Para Francisco Mello e Castro, do Movimento Unidos Contra o Desperdício, “o novo site vem apoiar, de forma mais sólida, o movimento na chamada de atenção e consciencialização para uma indispensável mudança de atitudes e comportamentos. A informação disponibilizada pretende impactar todos os intervenientes, apelando, através de diferentes conteúdos, a um maior sentido de responsabilidade coletiva em torno do desperdício alimentar, que, sendo um absurdo económico, implica o desperdício de recursos e tem impactos a nível social e ambiental”.

 

Movimento Unidos Contra o Desperdício

O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu no primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, a 29 de setembro de 2020, fruto do envolvimento de 10 entidades fundadoras de diversos sectores que se uniram.

O seu objetivo é chamar a atenção, consciencializar e mudar atitudes, ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem, os que descartam os resíduos.

Cervejas Sovina

Cervejas Sovina passam a ser distribuídas pela Beerfreaks no canal Horeca

Nivea-refill

Beiersdorf testa sistema de recarga para o gel de banho Nivea