in

Montiqueijo conquista duas estrelas douradas Superior Taste Award

O Queijo Fresco Tradicional da Montiqueijo foi reconhecido com o selo de qualidade Superior Taste Award em sabor por sommeliers e chefs com estrelas Michelin de todo o mundo.

A Montiqueijo foi uma das 12 empresas portuguesas premiadas e a única nacional do sector de lacticínios, entre mais de uma centena de marcas internacionais.

Considerado como “o Guia Michelin para alimentos”, o Superior Taste Award é um reconhecimento único atribuído por um júri iTQi, composto por mais de 120 chefs e sommeliers de 17 países e renome mundial, que faz uma degustação cega, seguindo um processo de análise estritamente sensorial.

Cada produto é avaliado pelos seus atributos individuais, sendo submetido a uma análise assente nos critérios de primeira impressão, aspeto visual, aroma, textura, sabor e sabor residual. No final desse processo, o iTQi elabora um relatório das provas, com um gráfico que ilustra a opinião do júri sob cada critério avaliado e atribui as suas pontuações e respetiva classificação em estrelas. Para além de receberem o certificado do prémio com o gráfico e o selo de qualidade licenciado para três anos, as empresas vencedoras podem também solicitar o relatório de análise sensorial que inclui comentários a cada critério avaliado e sugestões dos jurados.

Tendo como fio condutor a análise baseada na intensidade do prazer gustativo, o júri do iTQi atribuiu ao Queijo Fresco Tradicional Montiqueijo uma pontuação final de 81%, o que se traduziu na classificação de categoria Excelente, ou seja, duas estrelas douradas.

O iTQi é parceiro de 15  instituições europeias de culinária e associações de sommeliers, entre as quais a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e a World Master Chefs.

Publicidade

Publicidade

La Quintinye Vermouth Royal Rouge eleito melhor vermute do mundo

Well’s inaugura nova loja no Fonte Nova e aposta na proximidade