Inauguração percurso mobilidade eléctrica Lisboa-Algarve na loja do Boliqueime
in

Mobilidade elétrica: Lidl inaugura percurso Lisboa-Algarve

Em linha com as principais orientações europeias, e enquadrado nas políticas de sustentabilidade que a empresa tem vindo a desenvolver, o Lidl está comprometido em expandir as infraestruturas de carregamento elétrico a todo o território nacional, promovendo a mobilidade sustentável além dos grandes centros urbanos. Depois de, em junho deste ano, Lisboa, enquanto Capital Verde Europeia 2020, ter sido a cidade escolhida para o arranque desta rede, segue-se, agora, numa segunda fase, a instalação de mais 8 postos de carregamento nas lojas do Alentejo e Algarve, fazendo a ligação ao Sul e a Espanha, num total de 17 postos até ao momento. O Norte e Centro do país serão, igualmente, contemplados, ainda este ano.

Alcácer do Sal, Grândola, Albufeira, Vila Real de Santo António, Olhão, Loulé, Lagoa e Lagos são assim as cidades cujas lojas Lidl recebem novos postos de carregamento elétrico e que integram o percurso Lisboa-Algarve, assim como toda a região algarvia e a sua ligação a Espanha, contribuindo, assim, para dinamizar uma mobilidade sustentável, em zonas atrativas para tal. Neste âmbito, o Lidl é pioneiro, pois a inauguração deste percurso permitirá realizar a viagem exclusivamente através de energia elétrica, uma vez que os postos de carregamento estão estrategicamente localizados, de forma a assegurar a autonomia dos veículos entre os pontos de carregamento.

 

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

Carregamento rápido

Esta abordagem visa, igualmente, proporcionar uma maior comodidade ao utilizador, uma vez que os postos são multi-standard e de carregamento rápido, possibilitando o recarregamento de 80% da bateria em apenas 30 minutos, sinónimo de um abastecimento quase completo durante uma ida regular às compras, sem necessidade de deslocações adicionais.

Para Milton Rego, administrador do Lidl Portugal, “este é um projeto que reforça o nosso compromisso para com uma mobilidade mais consciente e sustentável e responde a uma necessidade evidente dos utilizadores de veículos elétricos, disponibilizando novos postos em locais estrategicamente localizados. Simultaneamente, contribuímos para uma maior conveniência dos nossos clientes que, de forma rápida e cómoda, podem carregar os seus veículos enquanto fazem as suas compras”.

Falamos muito no consumo sustentável e no consumo responsável. Os consumidores são cada vez mais exigentes e as cadeias que disponibilizam os bens têm cada vez mais poder. O Lidl é exemplar no processo que está a fazer. O compromisso do Lidl vai muito além da mobilidade elétrica e tem um compromisso assumido no consumo de plástico. Quando nos juntamos com bons exemplos, a tendência é sempre melhor”, declara, por sua vez, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

 

1 milhão de investimento

Com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, este compromisso é financiado exclusivamente através de capitais próprios, no valor de 1 milhão de euros, visando uma rede de mais de 40 postos de carregamento para viaturas elétricas, até fevereiro de 2021, possibilitando viajar de Norte a Sul do país com energia verde. Este compromisso é mais um passo na estratégia de sustentabilidade do Lidl que, desde o início deste ano, abastece todos os seus edifícios e lojas exclusivamente a partir de fontes 100% renováveis, o que resultou na obtenção do certificado de garantia de origem “Energia Verde – Classe A”, referente a 2019, atestado pela AENOR, entidade internacional com competência para certificação de qualidade.

MO gama Active

MO lança nova linha desportiva

Gama Flor de Sal Ervideira

Flor de Sal reforça portfólio da Ervideira