in

Metro desenvolve conceito de loja mais sustentável

O grupo alemão Metro continua a tomar medidas para a sustentabilidade total. O último avanço veio com a abertura da sua primeira loja grossista de “energia zero”, na cidade austríaca de Saint Pölten.

O edifício (fachada, telhado e construção) é feito de madeira: 2.250 metros cúbicos de madeira maciça e 600 metros cúbicos adicionais de pranchas. A fonte de alimentação vem de um sistema próprio fotovoltaico, de modo que mais volume de energia é gerado ao longo do ano do que o necessário para a própria loja. Além disso, o calor residual dos refrigeradores é usado para aquecer e acondicionar a água quente. “Esta loja é um exemplo de como um edifício industrial não precisa ser mais caro se for construído de forma sustentável“, diz o CEO da Metro Áustria, Arno Wohlfahrter, que argumenta que “os custos operacionais do mercado são muito menores, o que resulta num caso comercial bem-sucedido durante o ciclo de vida“.

O estabelecimento oferece uma grande fileira de janelas ao longo da fachada, que proporciona mais luz natural e reduz a iluminação artificial. Além disso, todas as janelas podem ser abertas através de um centro de controlo, para que o edifício possa ser arrefecido por ventilação transversal, mesmo em climas muito quentes.

Mas o conceito de sustentabilidade associado a esta nova loja também abrange o transporte. Além de um parque de estacionamento, também está equipado com um espaço de estacionamento para bicicletas e pontos de recarga para veículos elétricos.

Lucro líquido da Heineken sobre 19,9%

Sector leiteiro europeu contra esquema de rotulagem tipo semáforo