in

Mercadona no top 10 das marcas de retalho mais fortes

Num ano, a Mercadona escalou 25 posições, posicionando-se como a primeira empresa europeia do ranking

Apesar de estar apenas em dois mercados, Espanha e Portugal, a Mercadona entrou para o top 10 das marcas de retalho mais fortes do mundo, partilhando-o com operadores de relevo como Amazon e eBay.

Num ano, a Mercadona escalou 25 posições, postulando-se como a primeira empresa europeia do ranking. A força da sua marca aumentou 12,7%, o segundo maior crescimento entre as marcas que constam no top.

Já em relação ao valor da marca, a Mercadona subiu sete posições no ranking das marcas mais valorizadas do mundo, passado do 48.º para o 41.º lugar, e está no top 5 das que mais crescem, com um aumento de 36,4%. Apenas é superada pelo Lidl (46,3%), Aldi (43,5%), T.J.Maxx (38,8%) e Costco (38,5%), de acordo com o estudo da consultora Brand Finance.

Teresa de Lemus, diretora geral da Brand Finance Espanha, nota que os supermercados são dos pouco que saem beneficiados pela pandemia de Covid-19, com marcas que registam níveis de procura semelhantes aos do Natal. “É provável que, muitos deles, recuperem e experimentem crescimentos positivos no valor de marca em 2020, enquanto que as marcas de outros segmentos do retalho estão a lutar para se manter à tona”.

 

Aldi e Lidl com níveis de crescimento mais elevados

De facto, o Aldi e o Lidl são as cadeias com os mais elevados níveis de crescimento das suas marcas. A marca Lidl é a 15.ª entre as 50 marcas de retalho mais valiosas do mundo, avaliada em 12,4 mil milhões de dólares, ao passo que a marca Aldi mantém-se como a 13.ª mais valiosa.

Uma vez mais, o ranking do valor de marca é liderado pela Amazon, que cresceu 23,2%, para os 199.400 milhões de dólares. “O domínio absoluto da Amazon no e-commerce será de grande utilidade nos próximos meses, à medida que o mundo sofre a tremenda repercussão da pandemia de Covid-19. A Brand Finance calculou que o valor da marca Amazon poderá crescer mais 3.700 milhões de euros no curto prazo”, conclui.

Publicidade

Auchan distribui 14 milhões pelos colaboradores

Máscaras descartáveis

Máscaras descartáveis à venda no Pingo Doce