in

Mercadona no top 10 das marcas de retalho mais fortes

Num ano, a Mercadona escalou 25 posições, posicionando-se como a primeira empresa europeia do ranking

Apesar de estar apenas em dois mercados, Espanha e Portugal, a Mercadona entrou para o top 10 das marcas de retalho mais fortes do mundo, partilhando-o com operadores de relevo como Amazon e eBay.

Num ano, a Mercadona escalou 25 posições, postulando-se como a primeira empresa europeia do ranking. A força da sua marca aumentou 12,7%, o segundo maior crescimento entre as marcas que constam no top.

Já em relação ao valor da marca, a Mercadona subiu sete posições no ranking das marcas mais valorizadas do mundo, passado do 48.º para o 41.º lugar, e está no top 5 das que mais crescem, com um aumento de 36,4%. Apenas é superada pelo Lidl (46,3%), Aldi (43,5%), T.J.Maxx (38,8%) e Costco (38,5%), de acordo com o estudo da consultora Brand Finance.

Teresa de Lemus, diretora geral da Brand Finance Espanha, nota que os supermercados são dos pouco que saem beneficiados pela pandemia de Covid-19, com marcas que registam níveis de procura semelhantes aos do Natal. “É provável que, muitos deles, recuperem e experimentem crescimentos positivos no valor de marca em 2020, enquanto que as marcas de outros segmentos do retalho estão a lutar para se manter à tona”.

 

Aldi e Lidl com níveis de crescimento mais elevados

De facto, o Aldi e o Lidl são as cadeias com os mais elevados níveis de crescimento das suas marcas. A marca Lidl é a 15.ª entre as 50 marcas de retalho mais valiosas do mundo, avaliada em 12,4 mil milhões de dólares, ao passo que a marca Aldi mantém-se como a 13.ª mais valiosa.

Uma vez mais, o ranking do valor de marca é liderado pela Amazon, que cresceu 23,2%, para os 199.400 milhões de dólares. “O domínio absoluto da Amazon no e-commerce será de grande utilidade nos próximos meses, à medida que o mundo sofre a tremenda repercussão da pandemia de Covid-19. A Brand Finance calculou que o valor da marca Amazon poderá crescer mais 3.700 milhões de euros no curto prazo”, conclui.

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Auchan Retail Portugal

Auchan distribui 14 milhões pelos colaboradores

Pingo Doce

Máscaras descartáveis à venda no Pingo Doce