A Mercadona doou, em 2020, mais de 17 mil toneladas de produtos a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social em Espanha e Portugal.
Esta quantidade significa um aumento de 84%, relativamente a 2019, em doações de alimentos e outros produtos a entidades sociais e é, também, consequência da atual crise de saúde e económica causada pela Covid-19.
Estas doações representam o equivalente a mais de 283 mil carrinhos de compras e realizam-se através da colaboração com mais de 290 cantinas sociais, mais de 60 bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tanto em Espanha como nos distritos de Portugal onde a Mercadona está presente.
Portugal
Com 20 lojas já abertas em Portugal, a empresa dá continuidade às políticas de ação social se de combate ao desperdício alimentar que tem vindo a desenvolver. “O grande objetivo é causar um impacto positivo na sociedade, numa relação de proximidade e entreajuda com instituições localizadas nas zonas de envolvência das lojas”, explica a insígnia em comunicado.

Em 2020, a Mercadona doou mais de 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade a várias IPSS portuguesas, como os Bancos Alimentares do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo, a Cruz Vermelha ou a Cáritas portuguesa. Além disso, cada uma das 20 lojas da Mercadona doa diariamente a uma cantina social.
Paralelamente, a empresa mostrou, também, o seu apoio através de doações adicionais durante o ano, como foi o caso das entregas realizadas aos Centros de Acolhimento Temporário do Norte para doentes Covid-19, ao exército, bombeiros e polícia, a diversos hospitais e ao Programa de Recolocação Voluntária de Menores Refugiados chegados da Grécia ou, ainda, a doação especial de Natal, em que a Mercadona comprou para doar mais de 80 mil quilogramas de bens alimentares, distribuídos por diversas instituições nos distritos em que está presente.
Redução do desperdício

Além disso, a Mercadona implementou várias estratégias para evitar e prevenir o desperdício alimentar. Juntamente com a doação de alimentos, a empresa colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.
Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade. Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e na redução de plástico.
Nesse sentido, a Mercadona, juntamente com os seus fornecedores Totaler, trabalha na Estratégia 6.25 para alcançar um triplo objetivo, em 2025: reduzir 25% do plástico, que todas as embalagens deste material sejam recicláveis e, ainda, reciclar todos os resíduos plásticos.