in

Mercadona compra 500 milhões de euros a 900 fornecedores portugueses

Em 2021, a Mercadona, que conta já com 30 lojas no território nacional, comprou cerca de 500 milhões de euros a mais de 900 fornecedores comerciais e de serviços, um número que aumentará, em 2022, com a abertura de mais 10 supermercados em Portugal, chegando a cinco novos distritos.

As compras da Mercadona a fornecedores portugueses têm vindo a aumentar progressivamente, desde 2019, altura em que a empresa abriu as primeiras lojas. Desde então, a Mercadona passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 500 milhões de euros, representando um aumento de 130%, em quase três anos.

Desde a pera rocha do Oeste, à laranja do Algarve, do queijo dos Açores, ao borrego alentejano, a empresa procura os melhores fornecedores especialistas, de norte a sul até às ilhas, promovendo a exportação e permitindo um crescimento conjunto. Esta aposta tem-se revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta na qualidade.

Pedro Barraco, diretor de Cadeia Agroalimentar da Mercadona em Portugal, refere que “esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, consequentemente, mais qualidade. Tem sido um caminho longo e um trabalho conjunto, pois temos trabalhado com excelentes fornecedores que se têm adaptado e melhorado os seus processos de maneira a oferecer o produto com os critérios pedidos pelos ‘Chefes’ da Mercadona”.

 

Protocolo de colaboração com a CAP e adesão ao Portugal Sou Eu

A Mercadona tem como objetivo conjugar esforços e partilhar conhecimentos que contribuam para a modernização, produtividade e prosperidade em toda a cadeia agroalimentar e foi, nesse sentido, que assinou, em 2021, um acordo de colaboração com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, para dinamizar a produção nacional.

O acordo, recentemente renovado por um ano mais, visa também a adesão da Mercadona à iniciativa Portugal Sou Eu, do Ministério da Economia, para dinamização e valorização da oferta nacional e da qual a Mercadona participa com uma ampla oferta de produtos, como o leite de origem portuguesa, produzido pelo Grupo Lactalis – Parmalat, ou o Pão de Ló, produzido pela Confeitara Alvorada, em Guimarães.

 

Mercadona em Portugal

Com a abertura de mais nove lojas em 2021, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, a empresa alcançou os 29 supermercados no país nesse ano, atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros.

Com o objetivo de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, em 2021, as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional.

A empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal, em 2022, com a abertura de mais 10 lojas, chegando, assim, a cinco novos distritos: Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal e Lisboa.

Twitter

Twitter aceita oferta de compra de Elon Musk no valor de 44 mil milhões de dólares

Internet

União Europeia garante que o que é ilegal offline também o é online