Após abrir o supermercado de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, em dezembro do ano passado, a Mercadona anuncia a mudança para os futuros escritórios da empresa, que estarão localizados na Avenida Avenida Padre Jorge Duarte 123, num edifício construído por cima do espaço comercial, e que vão acolher os 150 colaboradores da empresa do norte do país.
Como consequência desta alteração, a empresa criada pela Mercadona para a operação em Portugal, a Irmãdona Supermercados S.A., muda a sua sede para Vila Nova de Gaia.
O edifício de escritórios tem um total de 2.500 metros quadrados, distribuídos por três pisos, representando um investimento superior a oito milhões de euros, sendo que o investimento global, que inclui o supermercado e o edifício de escritórios, foi mais de 25 milhões de euros.
A construção do supermercado e do exterior do edifício, onde colaboraram 132 PME portuguesas, demorou 12 meses, aos quais se somaram mais sete meses para o desenvolvimento do projeto de desenho, realizado pela empresa Erre Arquitectura, e a construção do interior do edifício de escritórios. Totalizam-se 18.500 metros quadrados em área construída e mais 3.500 metros quadrados de cobertura ajardinada.
Para Nichan Bakkalian, diretor de Ooganização da Mercadona, “com o desenvolvimento do projeto de expansão em Portugal, considerámos essencial adaptar as infraestruturas existentes face às necessidades de crescimento e bem-estar das nossas equipas, criando de raiz um novo conceito de escritórios totalmente adaptado às necessidades da empresa e dos próprios colaboradores. Nos novos escritórios, os colaboradores vão poder estar mais próximos da loja, mantendo um contacto permanente com os ‘chefes’, e ainda usufruir dos espaços verdes na área envolvente”.
Novos escritórios com jardins urbanos
Os novos escritórios estão rodeados de zonas verdes e acompanham a política de responsabilidade social da empresa para criar espaços agradáveis e enquadrados nos bairros onde se insere, promovendo uma boa relação com os vizinhos.
Na cobertura do supermercado, foram instalados espaços ajardinados, projeto que, além de melhorar a imagem e qualidade de vida da área, permite regular a climatização do interior das instalações e melhorar o isolamento térmico e acústico da loja.
Além destes novos escritórios, a empresa conta também com escritórios em Lisboa. A par destes espaços, detém ainda um Centro de Coinovação em Matosinhos e um bloco logístico na Póvoa de Varzim.
Até ao momento, a Mercadona conta com 11 supermercados abertos em Portugal, nos distritos de Porto, Braga e Aveiro. Em 2020, a empresa mantém o seu foco no plano de expansão e prevê a abertura de um total de 10 novas lojas, até ao final do ano, nos distritos de Aveiro, Porto, e pela primeira vez, em Viana do Castelo.