in

McDonald’s Portugal aumenta salários em 7%

McDonald’s Portugal

Em média, os salários da totalidade das funções dos restaurantes McDonald’s em Portugal aumentaram em 7% face a 2022, ano em que a McDonald’s já tinha aumentado em 11% os salários de forma transversal a todas as categorias profissionais da estrutura da empresa.

Também o salário de entrada para os colaboradores dos restaurantes McDonald’s Portugal volta a subir e passa agora para os 800 euros vezes 14 meses, contemplando os subsídios de férias e de Natal. Ao salário de entrada é somado um conjunto de benefícios, entre os quais prémios de reconhecimento e de desempenho e seguro de saúde.

Para além da remuneração fixa anual de 11.200 euros – salário de entrada de 800 euros por mês -, os colaboradores da McDonald’s podem ainda usufruir de um conjunto de benefícios, incluindo seguro de saúde e prémios que reconhecem a contribuição dos colaboradores para o sucesso da empresa. “Um bom ambiente de trabalho, flexibilidade de horários para conciliar o trabalho com os estudos e o acesso ao centro da formação da marca são aspetos muito valorizados por quem trabalha na McDonald’s“, diz em comunicado.

Foi sempre um compromisso da McDonald’s promover e adotar condições acima do praticado no mercado para todos os colaboradores dos restaurantes e tanto 2022 como agora o arranque deste ano são provas disso, com o aumento de 18% nos salários nestes últimos dois anos“, refere Sofia Mendoça, diretora de Recursos Humanos da McDonald’s Portugal. “Queremos que o emprego na McDonald’s aporte valor para todos os que connosco trabalham e é com esta premissa que apostamos em desenvolver programas de formação desenhados para cada função, bem como outros apoios, como o Programa Nacional de Bolsas de Estudo. Continuamos a concretizar o nosso compromisso para com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem escolhe a McDonald’s para iniciar a sua carreira ou crescer profissionalmente connosco. Incentivamos as nossas pessoas a seguirem as suas ambições e projetos de futuro, sejam eles dentro ou fora da McDonald’s”.

 

Oportunidades de crescimento

Funcionário/a, relações públicas, treinador/a, assistente de gerência, de marketing ou administrativo/a, sub-gerente e gerente são as funções pelas quais se distribuem as mais de 10 mil pessoas empregadas pela McDonald’s, em conjunto com os seus 46 franquiados, nos 195 restaurantes do país e ilhas. São, em média, 50 os postos de trabalho criados a cada abertura de um novo restaurante da marca, os quais são aumentados no decorrer da atividade.

Segundo a insígnia, são hoje mais de 90% os gerentes, cuja função acarreta a responsabilidade de gerir todos os ativos e processos do restaurante, que iniciaram a sua carreira como funcionários. Além disso, também 50% dos colaboradores da sede da empresa começou o seu percurso profissional nos restaurantes.

Também o reconhecimento das equipas faz parte dos valores da marca, estando definida uma política de prémios aplicada na grande maioria dos restaurantes McDonald’s em Portugal. Para além de prémios locais, atribuídos mensal, trimestral ou anualmente, os gerentes dos restaurantes da McDonald’s habilitam-se ainda ao prémio Ray Kroc (Global Ray Kroc Award, em homenagem ao fundador da marca), um prémio monetário e de reconhecimento internacional, atribuído anualmente a apenas 1% dos gerentes de restaurante a nível mundial que se destacam pelo seu desempenho e contributo.

 

Desenvolvimento profissional

A empresa aposta na evolução dos colaboradores, realizando a nível local, mas também nacional, uma série de iniciativas que reforçam a experiência entre equipas e com a marca, com momentos de aprendizagem e partilha de conhecimento. A Convenção Nacional da McDonald’s, dedicada a todos os gerentes e supervisores do país (continente e ilhas), realizada a cada dois anos, é apenas um exemplo, contando com o contributo de oradores externos e internos para abordar temas de gestão.

A aposta no desenvolvimento profissional dos colaboradores, com formação contínua e especializada, seja no restaurante ou no centro de formação próprio da empresa, é ainda conjugada com o apoio ao desenvolvimento pessoal de cada um. Com um elevado número de colaboradores com menos de 25 anos, muitos deles estudantes, a McDonald’s apoia os estudos no ensino superior através do UP – Programa Nacional de Bolsas de Estudo. Criado em 2008 e alargado a todos os restaurantes a nível nacional desde 2020, a marca atribui 200 bolsas de estudo por ano, num investimento superior a 100 mil euros.

Com o objetivo de aproximar as equipas e contribuir para o sentimento de pertença e bom ambiente de trabalho, a McDonald’s Portugal disponibiliza, desde julho de 2021, o Workplace, uma plataforma online de comunicação interna na qual, para além de conteúdos de exclusivos de entretenimento, se promove a formação e a partilha de iniciativas de mérito e de reconhecimento nacional e internacional. Mais de 75% dos colaboradores em Portugal é hoje utilizador ativos da plataforma.

ASAE

ASAE instaura 17 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços de venda ao consumidor

consumo fora de casa

Faturação dos negócios cresce 33% em 2022 e consumo estrangeiro dispara 101%