in

Mastercard acelera programa de cartões sustentáveis

Mastercard cartões sustentáveis

A Mastercard está a acelerar o seu programa para remover o plástico dos cartões de pagamento com a sua marca, até 2028. Esta decisão enquadra-se nos compromissos de sustentabilidade da empresa e “pretende aumentar a acessibilidade dos consumidores a cartões mais sustentáveis e a reduzirem o impacto ambiental da sua carteira”.

Nesse sentido, e a partir do dia 1 de janeiro de 2028, todos os cartões de pagamento terão de ser feitos a partir de materiais mais sustentáveis, incluindo plástico reciclado ou de origem biológica, como rPVC, rPET ou PLA, e aprovados através de um programa de certificação.

A Mastercard vai apoiar os parceiros emissores nesta transição para cartões sustentáveis. Esta evolução fará com que todos os cartões sejam certificados pela Mastercard, através da avaliação da sua composição e dos requisitos para a sustentabilidade. Já esta certificação, por sua vez, será validada por um auditor independente e, uma vez obtida, o cartão pode ser impresso com a marca Card Eco Certification.

 

Programa Cartão Sustentável

Desde que o Programa Cartão Sustentável foi lançado pela Mastercard, em 2018, mais de 330 emissores, em 80 países, aderiram à iniciativa e, em parceria com os principais fabricantes de cartões, foi possível transformar mais de 168 milhões de cartões de plástico em cartões produzidos a partir de materiais reciclados e de base biológica. Através do Mastercard’s Digital Security Lab, a empresa lançou a iniciativa Greener Payments Partnership com os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA, para reduzir o uso de plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões. O programa Card Eco-Certification (CEC) foi lançado pela Mastercard em 2021.

No âmbito da aceleração deste programa, e em complemento à transição para cartões sustentáveis, a Mastercard disponibiliza programas inovadores de cartões digitais, que eliminam totalmente a necessidade de existir um cartão físico.

Ajay Bhalla, presidente de Cyber & Intelligence da Mastercard, refere que “a Mastercard está a liderar e a traçar o caminho da nossa indústria para um futuro mais sustentável e ambientalmente consciente. À medida que os nossos clientes respondem ao crescente desejo do consumidor de fazer escolhas mais ecológicas, estamos a assumir um firme compromisso em reduzir a nossa pegada ambiental para o benefício das pessoas, do planeta e do crescimento inclusivo”.

portugueses

Comprar online nas grandes superfícies apenas é opção para 13,3% dos portugueses

Sacos Solidários Missão Continente 2023 (3)

Novos sacos solidários da Missão Continente apoiam 20 instituições