in

Marketing de proximidade chega a Portugal

O marketing de proximidade toma em consideração a localização dos clientes nas suas campanhas. Os Beacons (farol em inglês) emitem um sinal Bluetooth que é rececionado pelos telemóveis dos utilizadores que passam por perto, esse sinal é então interpretado numa mensagem, disponibilizando muitas outras informações de imediato na LocalBeacons app.

A utilização dos Beacons tem sido limitada a empresas que desenvolveram uma aplicação própria para a sua gestão e utilização. A novidade aqui é que a aplicação necessária para a receção das notificações é transversal a todos os negócios e é grátis (Localbeacons).

O alcance dos Beacons pode ir de um a 30 metros, para além dessa distância é utilizada uma outra tecnologia com a mesma aplicação, a georreferenciação (neste caso é utilizada a posição GPS do telemóvel).

A SBOW é a empresa que importa este negócio para Portugal. “É provável que as pequenas e médias empresas nunca tivessem tido a oportunidade de ter uma forma mais fácil e acessível para comunicar com atuais e futuros clientes”, afirma Neves Ribeiro, responsável da marca em Portugal.

Segundo a empresa, os potenciais clientes são lojas, hotéis, restaurantes, bares, farmácias, cabeleireiros, spa’s, câmaras municipais, regiões de turismo, museus, atrações, entre outros. “Qualquer empresa que necessite comunicar informação sobre um produto, uma oferta especial, uma promoção, um evento é um potencial utilizador”, explica em comunicado.

Em Portugal, as empresas que usam a tecnologia ainda são muito poucas, mas nos Estados Unidos da América o marketing de proximidade é uma realidade. Nomes como Starbucks, Macy’s, Subway ou Target usam LocalBeacons para promover os seus produtos e serviços.

Os primeiros negócios vão aparecer durante o mês de janeiro e é expectável que o crescimento seja muito rápido. A start-up tem, no primeiro ano, um volume de negócios que estima os 150 mil euros, com cerca de 50 mil euros de investimento.

A aplicação tem um custo de “setup” a partir de 199 euros e mensalidade a partir de 99 euros. Para adesões durante o período de lançamento (até final de fevereiro), existem preços especiais na campanha de lançamento.

Feira do Bebé do Continente promove workshops

Huawei Consumer Business Group com expectativa de fortes resultados em 2016