O Marine Stewardship Council (MSC) promove em Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana #MarParaSempre, entre os dias 13 e 21 de novembro, com o mote #SomosumMardeGente”.
A iniciativa conta com a colaboração de 24 parceiros que estão a liderar o movimento da sustentabilidade do mar e que visam promover o aumento do conhecimento sobre a pesca sustentável, que assegura que as populações de peixes se mantêm saudáveis, permitindo a sua reprodução e, desta forma, garantindo que os recursos marinhos continuarão a responder às necessidades crescentes da população mundial, enquanto uma das principais fontes de alimento e nutrientes.
Segundo o relatório SOFIA 2022, os alimentos provenientes do meio aquático estão a contribuir, mais do que nunca, para a segurança alimentar e a nutrição. O consumo global destes alimentos está a aumentar, atingindo, nos dias de hoje, 20,2 quilogramas per capita. Em Portugal, este número é significativamente maior, com dados de 2020 a indicarem que, em média, cada indivíduo consumiu 59,9 quilogramas de peixe.
Assim, com vista à sensibilização para a urgência da adoção da pesca sustentável, o MSC organiza a sua terceira semana em prol da sustentabilidade dos produtos da pesca, a Semana Mar Para Sempre.
Semana #MarParaSempre
Entre as iniciativas que o MSC irá desenvolver durante a semana, destacam-se a exposição com o tema “Como imaginas a vida nos oceanos daqui a 20 anos?”, que estará patente na Estação de Metro do Oriente, em Lisboa, entre os dias 16 e 23 de novembro. Nesta exposição, alunos do 5.º e 6.º anos de diferentes escolas do país – Escola Básica 2,3 João Afonso, em Aveiro; Escola Básica 1,2 Dr. Nuno Simões, em Famalicão e Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica – ilustram como idealizam a vida marinha dentro de duas décadas.
Ainda para aumentar o conhecimento dos jovens sobre o tema, no dia 14 de novembro, em antecipação ao Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de outubro, o MSC vai realizar uma ação educativa na Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica, com palestras para os alunos de 5.º e 6.º anos, seguidas da criação de um mural onde fiquem patentes os compromissos dos mais jovens para salvar este recurso tão valioso. Já na hora do almoço, o prato de peixe servido na cantina será confecionado com peixe proveniente de fonte sustentável, pelo chef Ricardo Luz, Embaixador Azul do MSC. Para esta ação, o pescado sustentável foi doado pela Riberalves, empresa parceira do MSC desde 2010.
“Os portugueses são a terceira nação do mundo a consumir mais pescado per capita por ano e, sendo o pescado e frutos do mar alimentos muito nutritivos e saudáveis, com uma pegada de carbono reduzida, é importante garantir que o seu consumo seja feito a partir de fontes sustentáveis. As iniciativas do MSC visam aumentar a literacia da população sobre o tema, promovendo um consumo mais consciente e responsável“, declara Laura Rodríguez, diretora do MSC em Portugal e Espanha.
Pesca sustentável
A Semana Mar Para Sempre visa defender a importância da pesca sustentável nos cuidados dos recursos e ecossistemas marinhos, contribuindo para fomentar a comunidade que defende os valores da pesca sustentável em Portugal.
Em 2023, esta iniciativa conta com o apoio de 24 atores da pesca sustentável em Portugal. Todos os parceiros uniram os seus esforços aos do MSC para difundir mensagens sobre a importância de promover a sustentabilidade do mar e a pesca sustentável nas suas redes sociais.
No plano da cadeia de valor, encontram-se os parceiros Aldi, A Poveira, Caxamar, Continente, Lidl, Brasmar, COFISA, Conservas Ramirez, Frijobel, Gelpeixe, Grupeixe, Iglo, Lugrade, Riberalves, Soguima e Sr. Bacalhau. Estas empresas são pioneiras na pesca sustentável e apoiam o Selo Azul do MSC.
Por fim, no plano institucional, a iniciativa conta com o apoio de Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), BlueBio Alliance, Business Council for Sustainable Development (BCSD), DECO PROTESTE, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e UN Global Compact Network Portugal.
Siga-nos no: