Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o Grupo Luís Vicente, através da sua nova marca de fruta 100% portuguesa, Maria, pretende alertar os portugueses para a necessidade urgente da mudança de hábitos no que concerne à sua alimentação diária.
Um último estudo da Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, refere que, apesar de 80% dos portugueses consumirem fruta todos os dias, a maioria come apenas uma peça de fruta diária, o que está muito aquém das três a cinco peças recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, as estatísticas mostram que, a nível nacional, quase metade da população apresenta excesso de peso e que perto de um milhão de adultos sofre de obesidade. De acordo com o Estudo APCOI (Associação Portuguesa Contra Obesidade Infantil)/ISAMB (Instituto de Saúde Ambiental)/FMUL (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), cujos dados foram recolhidos nas escolas participantes no projeto Heróis da Fruta, no ano letivo 2017/2018, 32% das crianças apresenta excesso de peso e 14% obesidade infantil.
Miguel Barbosa, diretor geral do Grupo Luís Vicente acrescenta que “enquanto grupo português de produção e comercialização de fruta, é nossa missão alertar para os benefícios de uma alimentação saudável, na qual a fruta é uma peça fundamental. A Maria é a nossa nova marca para a fruta portuguesa, com a qual vamos desenvolver, ao longo dos próximos meses, iniciativas para promover o maior consumo de fruta, começando com este alerta no Dia Mundial da Alimentação”.
Um dos exemplos desta missão é o facto do Grupo Luís Vicente ser parceiro da APCOI, que, através do programa Heróis da Fruta, faz um trabalho junto das escolas, impactando diariamente mais de 50 mil crianças, promovendo o consumo de frutas desde os primeiros anos.
Para a nutricionista Zélia Santos, presidente do Conselho Executivo do Movimento 2020, um projeto dedicado à saúde alimentar dos portugueses, “os princípios básicos da dieta mediterrânica deviam estar enraizados na nossa cultura, mas a mudança de hábitos de vida, orçamentos familiares reduzidos, horários curtos e o stress diário levam-nos a recorrer a refeições menos saudáveis. Por isso, neste dia, pretendemos relembrar o básico e promover o aumento do consumo diário de fruta. Para isso, basta colocar todos os dias na mala uma maçã e/ou uma pera, assim como não o esquecer nas lancheiras para as escolas”.
Além de benefícios para a saúde, o consumo de fruta portuguesa está também a apoiar a economia e agricultura nacionais. Pera Rocha e Maçã Gala são exemplos disso. A gama Maria é é composta ainda por várias outras frutas, tais como ameixa, pêssego, nectarina, dióspiro e marmelo.