in

Maria Granel reforça loja online a granel

Foto Cristina Vaz

Precisamente cinco anos depois de inaugurar a primeira mercearia biológica 100% a granel e “zero waste store” do país, a Maria Granel reforça a sua presença no online, disponibilizando centenas de artigos distribuídos por 26 categorias, abrangendo duas grandes áreas: alimentar (produtos a granel com certificação biológica) e acessórios sustentáveis (“plastic free”).

A nova plataforma surgiu de uma necessidade real detetada a partir de pedidos dos consumidores de outras zonas do país. “Foram meses longos de trabalho para conseguirmos garantir, para cada produto, a informação sobre as diferentes fases da sua cadeia de valor e sobre o seu impacto ambiental, social e económico. Penso que a palavra-chave desta loja online é ‘transparência’. Foi essencial para cumprir esse desígnio a consultoria da Ponto Verde Serviços, que procedeu ao estudo e análise do impacto ambiental dos nossos produtos, e da Loveat, que desenvolveu a informação nutricional e selecionou receitas para cada um dos nossos alimentos”, partilha Eunice Maia, fundadora da Maria Granel.

 

Produtores e fornecedores certificados

A seleção dos fornecedores é um processo crucial para o projeto Maria Granel. “Os nossos fornecedores e produtores biológicos são parceiros de confiança, partilham dos mesmos valores e estão connosco desde o primeiro dia. Identificámos empresas, herdades, quintas e cooperativas (todas com certificação) que nos cedem, todos os dias, o que de melhor se produz na agricultura biológica. Trabalhamos também de perto com produtores e fornecedores que receberam um selo de garantia de comércio justo (Biopartenaire, Fair for Life)”, reforça Eunice Maia.

É também uma preocupação integrar e lançar parceiros portugueses, apoiando a produção bio nacional.

Sabendo não só da pegada de carbono associada à compra online, mas também do impacto ambiental envolvido em toda a cadeia de produção até os produtos chegarem até à loja, a equipa da Maria Granel desenvolveu com a Ponto Verde Serviços uma análise de desempenho ambiental que efetua o cálculo desta pegada para cada categoria de produto, apresentando-o ao consumidor. Quem finaliza a encomenda encontra também no carrinho a pegada da expedição. Anualmente, este impacto é monitorizado e compensado através de doações a duas instituições: Reflorestar Portugal (projeto dedicado à reflorestação) e Ocean Alive (projeto dedicado às florestas marinhas). Além disso, as expedições promovem a reutilização de caixas e materiais de encomendas recebidas de fornecedores, produtores e até de clientes. E até a fita adesiva utilizada é ecológica, sem solventes e compostável.

Análise nutricional de cada produto

Para dotar cada artigo de informação nutricional adequada, a Maria Granel desenvolveu um estudo com a Loveat, da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, cujo resultado apresenta uma ficha técnica para cada produto com a sua declaração nutricional, benefícios para a saúde e sugestões de uso para uma alimentação equilibrada. Esta informação incentiva uma escolha mais informada e consciente, já que facilita a comparação nutricional entre os produtos, dando igualmente indicação sobre como podem ser incluídos no dia-a-dia, tornando mais claro quais farão mais sentido para as necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Por fim, é importante destacar que a Maria Granel é um projeto pioneiro em Portugal, que não se esgota no conceito “loja”, estando ao serviço da comunidade, através do seu premiado Programa Z(h)ero, dinamizando eventos, workshops, projetos educativos e serviços como a “pantry makeover”. No blogue, que é atualizado semanalmente, há artigos sobre várias áreas da sustentabilidade, entrevistas, receitas, dicas e sugestões para viver com menos e produzir menos lixo. Há ainda um podcast, com convidados inspiradores.

Eunice Maia, que é também autora do livro “Desafio Zero”, um guia prático e um testemunho sobre a sua caminhada de redução de desperdício, encara o projeto como uma verdadeira missão. “A Maria Granel é hoje muito mais do que uma loja. É a minha missão e o sentido dos meus dias. E o meu compromisso inabalável com o futuro: ajudar a reduzir o desperdício e a eliminar o plástico descartável. E acredito, com a determinação que só a loucura lúcida às vezes nos dá, que é possível e que temos esse dever para com as gerações futuras. E não basta falar sobre o problema, mostrar os números no habitual tom catastrofista – é preciso é mostrar que as soluções e as alternativas já existem. E que a revolução começa em cada um de nós”.

 

Nobre Foodservice

Nobre Foodservice disponibiliza novas soluções de charcutaria adaptadas aos profissionais do canal Horeca

ZU

ZU lança plano de saúde para cães e gatos seniores