Violife
in

Marca 100% vegan Violife expande presença em Portugal

A Violife, marca que desenvolve produtos veganos alternativos ao queijo, apresenta no mercado nacional a mais ampla gama de alternativas vegetais ao queijo e à manteiga sob a marca Vioblock.

Em antecipação do Dia Mundial do Veganismo, a marca chega a Portugal pela Upfield com uma solução inclusiva, isenta de conservantes, alergénicos ou ingredientes geneticamente modificados. “Existe uma grande oportunidade de crescimento da categoria de alternativas a produtos de origem animal em Portugal. A aquisição da Violife e respetiva entrada no nosso país vem responder precisamente a uma necessidade já identificada de escassez de alternativas para a crescente procura. Em linha com o nosso propósito de oferecer alternativas mais saudáveis e sutentáveis aos portugueses, temos o compromisso de revitalizar o sector e contribuir para empoderar a escolha dos consumidores, vegan ou não, ao ampliar a oferta já existente, de forma inovadora e adequada às necessidades e interesses do mercado“, afirma Álvaro Carrilho, Head of Sales da Upfield Portugal. “O reconhecimento de Violife no mercado internacional e o feedback fortemente positivos dos consumidores dos países onde a marca já está presente sustenta as nossas boas perspetivas para a sua performance em Portugal. Ao longo dos últimos anos, temos vindo a aliar a experiência e aposta em inovação da Upfield à história e pioneirismo da Violife, a fim de garantir a melhor performance dos produtos em termos de sabor e impacto ambiental“.

 

100% vegan

Produzida a partir de óleo de coco, a gama de produtos vegan alternativos a queijo Violife diferencia-se pelo seu sabor, textura e pela extensa variedade de formatos – fatiado, ralado, em bloco ou cremoso – e versatilidade de aplicações – sanduíches, pizzas, pastas, saladas, entre outros. Segundo a marca, os produtos podem ser cozinhados, tal como o queijo convencional: derretido, gratinado ou ao natural.

Do portfólio da marca faz também parte Vioblock, a alternativa vegan à manteiga, lançada pela primeira vez este ano. De sabor e utilização igual à manteiga de origem animal, os produtos Vioblock, disponíveis nas versões com e sem sal, são ideias para utilizar em pratos doces e salgados ou simplesmente para complementar snacks.

 

Violife

 

Ambas as gamas são ainda fortalecidas com vitamina B12 e aptos para intolerantes a lactose, que afeta mais de um terço da população portuguesa, sendo os produtos Vioblock enriquecidos com as vitaminas D2, B1, B2, B6 e ácido fólico.

As gamas Violife e Vioblock já estão disponíveis de forma permanente na grande distribuição, nomeadamente, nas insígnias Continente e Auchan e no comércio especializado, como o Celeiro, no caso de Violife, estando para breve a entrada em novos retalhistas.

Com o objetivo de promover a maior conveniência e acessibilidade das alternativas vegetais em qualquer lugar, os produtos vegan Violife, alternativos a queijo, podem ser encontrados nas cadeias Telepizza e Pizza Hut.

 

Soluções alternativas

A expansão da marca em Portugal espelha a crescente tendência de procura por soluções alternativas a produtos de origem animal. No país, pelo menos 9% da população já opta por uma dieta à base de produtos de origem vegetal, sendo a saúde o principal motor desta escolha entre flexitarianos e a causa animal/ambiental a motivação que sustenta o regime alimentar de vegans e vegetarianos. “Ao escolher Vioblock em detrimento de manteiga de origem animal, para além de zelar pelo uso de menos recursos naturais, como a água e o solo, o consumidor contribui para uma redução de cerca de 75% de emissões de gases nocivos“, refere a marca em comunicado. Isto significa que uma família pode reduzir até 200 quilogramas de emissões por ano, o equivalente a conduzir 590 quilómetros ou ao ciclo de vida de cerca de 1.700 garrafas de plástico.

A reformulação do atual sistema de produção alimentar para um modelo assente no desenvolvimento de produtos 100% de origem vegetal é o compromisso orientador da Violife e da Upfield, a maior empresa de produtos vegetais no mundo. Com a aquisição da marca, em 2020, a empresa pretende promover o crescimento da categoria a nível global, aumentando o poder de escolha do consumidor final.

 

Violife

Criada em 1991 na Grécia, a Violife tem como inspiração a dieta tradicional grega, onde não se consomem ingredientes de origem animal durante mais de 100 dias por ano. Como tal, no princípio dos anos 90, três amigos juntaram-se para criar uma alternativa vegetal ao queijo, produto tipicamente utilizado nos pratos gregos.

Partindo desta ideia, e orientada pelo propósito de oferecer alternativas saborosas, mais sustentáveis e saudáveis face aos produtos de origem animal, a Violife está hoje presente em mais de 65 países, tendo em 2021 integrado o mercado português.

Com mais de três décadas de experiência em produção e desenvolvimento de alternativas a queijo, a Violife faz parte do portfólio da Upfield desde 2020, sendo marca líder em mais de 35 países, entre eles o mercado do Reino Unido.

Entre os diversos reconhecimentos internacionais recebidos, destacam-se a distinção de Melhor Marca de Queijo Vegan, atribuída pela Vegan Food & Living, e o prémio Best Vegan Staple Cheese da VegNews, ambos atribuídos em 2021. Destaque ainda para a distinção de Melhor Sabor, durante quatro anos consecutivos, por parte da VegFest, no Reino Unido.

Aldi nord

Aldi Nord inaugura hub de tecnologia na Polónia

Retalho

4 tendências que moldam o cenário pós-pandemia das marcas próprias