A Mahou entra no segmento das cervejas artesanais com o lançamento da Mahou Cinco Estrellas Session IPA, a sua primeira cerveja estilo “Ale”, informou a empresa em comunicado.
Especificamente, a cervejeira espanhola uniu os seus mestres cervejeiros com os da Founders Brewing, a empresa norte-americana que criou algumas das IPAs de maior sucesso nos Estados Unidos, para a elaboração desta nova referência, que não é uma lager, mas sim uma cerveja de alta fermentação.
O diretor geral de marketing da Mahou San Miguel, César Hernández, sublinha que a Mahou Cinco Estrellas Session IPA é o resultado de um processo colaborativo. “Mantém a qualidade e o carácter aberto e democrático da nossa cerveja icónica, o espírito inovador e de impulso à cultura cervejeira que caracteriza a marca desde o seu nascimento há 50 anos“.
César Hernandez indica que este lançamento representa a entrada de Mahou no segmento das “craft”, uma das categorias que mais crescem no mercado espanhol. “Queríamos começar de uma forma discreta, para ver onde nos levaria, e isso significa a chegada de outro produto à Cinco Estrellas, que esperamos que continue a crescer“, assegura.
O fenómeno das “craft”
O fenómeno das cervejas artesanais fez disparar a sua produção em 36% em Espanha, em 2017, segundo dados do Observatório Sectorial DBK da Informa.
Especificamente, o volume de produção ficou em 170 mil hectolitros, 36% mais que em 2016, ano em que havia crescido 47%. Em valor, a produção atingiu 47 milhões de euros, em 2017, o que represena uma variação de 31% em relação ao ano anterior.
O observatório prevê uma continuação da tendência de crescimento do volume de produção no curto e médio prazo, estimando um aumento próximo a 30% em 2018.