A L’Oréal subiu ao nono lugar no Relatório e Ranking de Igualdade de Género 2024, elaborado pela Equileap, especialista independente em igualdade de género, diversidade e métricas de inclusão, que avaliou 3.795 empresas de capital aberto em 27 mercados.
“Estamos muito orgulhosos de ver que o progresso que temos vindo a fazer há anos e o nosso compromisso contínuo com a diversidade, equidade e inclusão foram novamente reconhecidos. Gostaria de agradecer a todas as nossas equipas pelos seus esforços, porque nos permitiram ser reconhecidos este ano entre as 10 melhores empresas do mundo”, afirma Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal. “Não só estou pessoalmente convencido, como também sei, com base em questionários sobre o empenho dos trabalhadores, que a De&I é um ponto forte que nos torna uma empresa melhor e é um fator importante que contribui para a satisfação e o empenho de todos os trabalhadores”.
Há sete anos consecutivos que a L’Oréal alcança o reconhecimento da Equileap, “apoiada por políticas fortes e ações concretas para promover a igualdade de género, tanto nos nossos negócios como externamente com fornecedores e parceiros”, acrescenta Margaret Johnston-Clarke, chefe global de Diversidade, Equidade e Inclusão (De&I) do Grupo L’Oréal. “Continuaremos a defender a transparência da De&I e a implementar as políticas e proteções globais necessárias para garantir locais de trabalho inclusivos e gratificantes”.
Critérios de avaliação
Especificamente, o relatório classifica as empresas com base em vários critérios, como o equilíbrio de género em cargos de gestão, executivos, quadros superiores e força de trabalho em geral, ou as disparidades salariais entre homens e mulheres e as políticas relacionadas com a licença de maternidade e paternidade, o assédio sexual e a cadeia de abastecimento.
Na L’Oréal, as mulheres representam metade dos membros do conselho de administração, 32% dos membros do comité executivo, 57% de todos os cargos-chave e 62% dos diretores de marcas internacionais.
Além disso, o grupo estende a sua filosofia e compromisso com a igualdade de género ao seu ecossistema, através de programas como o Inclusive Sourcing, que beneficiou mais de 93 mil pessoas em todo o mundo, e o trabalho da Fundação L’Oréal, que ajuda mulheres e meninas a desenvolverem o seu potencial através de programas como o For Women in Science.