in

L’Oréal acelera em ciências verdes com a aquisição de uma participação minoritária na Microphyt

A L’Oréal anunciou uma parceria estratégica na qual o seu fundo de capital de risco BOLD (Business Opportunities for L’Oréal Development) adquiriu uma participação minoritária na empresa de biotecnologia francesa Microphyt.

Esta parceria reforça a estratégia de investigação e inovação da L’Oréal em ciências verdes e o seu investimento em startups inovadoras de biotecnologia. Esta estratégia está no centro do programa de desenvolvimento sustentável 2030 da L’Oréal, incluindo o objetivo de que 95% dos seus ingredientes seja de origem biológica, derivado de minerais abundantes ou de processos circulares.

 

Microphyt

A Microphyt, fundada em 2007 e sediada na cidade de Baillargues, na região de Hérault, desenvolveu um processo com baixo impacto de carbono para produzir microalgas, organismos vegetais microscópicos utilizados em cosméticos, entre outros campos, pelas suas propriedades ativas e qualidades funcionais.

Graças a este processo patenteado e ao seu controlo de estímulos naturais, como luz, sal, nutrientes, variação de temperatura, entre outros, a Microphyt está entre as empresas que produzem, em larga escala e de forma controlada, as mais amplas variedades de microalgas do mundo.

A Microphyt tem uma plataforma integrada que transforma as microalgas, desenvolvendo, deste modo, ingredientes naturais e renováveis que estão alinhados com as ambições de sustentabilidade da L’Oréal.

Para a Microphyt esta parceria com a L’Oréal reforça a sua rota estratégica. Desde a realização, em 2019, de uma das maiores angariações de fundos do seu sector, com a Bpifrance, através do seu fundo SPI e pela Sofinnova Partners, a Microphyt acelerou o desenvolvimento e a comercialização de ingredientes naturais retirados das microalgas para nutrição e cosméticos. Nos últimos 18 meses, lançou três ingredientes ativos inovadores em cosméticos e iniciou a comercialização dos seus dois primeiros ingredientes patenteados na nutrição no mercado americano de suplementos alimentares.

 

Criação de matérias-primas

A L’Oréal e a Microphyt vão construir uma plataforma tecnológica e reunirão recursos materiais e humanos para criar matérias-primas a partir da biomassa de microalgas. A ambição de ambas as empresas é estabelecer uma parceria de longo prazo para o desenvolvimento de novas soluções cosméticas.

Esta aliança surge no seguimento de várias parcerias estratégicas, estabelecidas recentemente pela L’Oréal, para fortalecer o seu ecossistema de ciências verdes da beleza, incluindo a parceria com o “peso pesado” em saúde de precisão VERILY, o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais no Japão, o Centro de Engenharia da Vida Ambiental de Singapura ou o Laboratoire de Chimie des Polymères Organiques em Bordéus. “A nossa ambição é colaborar com as entidades científicas mais disruptivas em ciências verdes, em todo o mundo, de forma a desenvolver, em conjunto, inovações responsáveis em larga escala e disponibilizá-las ao maior número de pessoas possível”, explica Barbara Lavernos, diretora geral adjunta e responsável pela investigação, inovação e tecnologia do Grupo L’Oréal. “Estamos muito satisfeitos por prosseguir esta nova parceria com a Microphyt, que nos permitirá, graças às suas soluções naturais únicas derivadas das microalgas, acelerar ainda mais o nosso impulso para uma beleza mais sustentável”.

preços

Preços mundiais dos alimentos permanecem estáveis em novembro

Comércio mundial

OMC confirma enfraquecimento do comércio mundial