Oiça este artigo aqui:
As campanhas promocionais da Black Friday estão a chegar e, com elas ,aproxima-se uma das principais épocas de consumo dos portugueses. De acordo com uma análise da Eurofirms – People First a dados disponíveis no mercado, o aumento de consumo que se verifica nesta época tem impacto direto no mercado de trabalho.
O sector de logística e distribuição é um dos mais requisitados, tendo, no ano passado, registado um aumento de procura de profissionais em cerca de 100%.
Consumo aumentou 25%
Com um peso cada vez maior no comércio português – conquistado progressivamente na última década –, a Black Friday já não se concentra apenas na última sexta-feira de novembro. As ativações das marcas tendem a começar cada vez mais cedo, muitas vezes logo no início de novembro, com campanhas como a Black Week ou o Black Month a tornarem-se comuns.
Entre 2023 e 2024, registou-se um crescimento de cerca de 25% no valor gasto pelos portugueses nesta altura do ano, notoriamente motivado pelas campanhas da Black Friday. O Indicador Diário de Atividade Económica (DEI), calculado pelo Banco de Portugal, reforça esta análise ao consumo nesta época do ano, demonstrando uma variação acentuada em outubro face a setembro, o que reflete a preparação para novembro: de 3,4% para 5%, atingindo o valor máximo de 6,7% nos últimos dias de outubro.
Com Lisboa e Porto a concentrarem a maior parte da atividade – quer do lado dos consumidores como dos vendedores –, verifica-se uma preferência crescente pelo comércio online, reflexo do aumento de agregados familiares com acesso à Internet: 85,22% em 2024.
Logística e distribuição no top das funções mais procuradas
O aumento exponencial do consumo da Black Friday reflete-se no mercado de trabalho, com o aumento de vagas disponíveis nos meses de outubro e novembro.
A preparação para este pico de consumo exige um reforço de abastecimento dos retalhistas já a partir de outubro, tendo originado, em 2024, um aumento da procura por perfis em logística e distribuição em cerca de 100%. Operador de armazém e motorista de pesados são os profissionais mais procurados.
Outubro é um dos meses com mais procura de trabalho temporário
Depois dos profissionais de logística e distribuição, é nas áreas da tecnologia da informação (IT) e das vendas que se registam mais vagas disponíveis. O peso do comércio online refletiu-se na procura elevada por profissionais em IT, tendo-se registado, em outubro de 2024, o pico anual de vagas. Cruciais são também as funções de atendimento ao cliente, que registaram um pico em outubro de 2024, com um crescimento de 3% face a setembro.
Este número de vagas mantém-se elevado desde o início do verão, apenas começando a baixar a partir de dezembro. Já no segmento de vendas, a procura por profissionais aumentou 7,4% em outubro do ano passado. Entre os perfis mais procurados estão comerciais e assistentes de vendas.
De acordo com dados internos da Eurofirms, outubro é um dos meses com maior procura de trabalho temporário depois da temporada de verão. Apesar de uma ligeira quebra no número de candidatos, o aumento após o verão ronda 1%. Esta evolução demonstra o peso que as campanhas de Black Friday apresentam na dinamização económica e de consumo, igualando os valores registados durante o verão no que diz respeito ao trabalho temporário.