A justiça suíça deu razão à Lindt & Sprüngli no processo movido contra o Aldi, considerando que o “discounter” vendeu chocolates demasiado semelhantes aos Lindor.
A decisão foi proferida pelo tribunal comercial do cantão de Aargau, que concluiu que os chocolates vendidos pelo Aldi sob a marca própria Moser Roth são uma imitação não autorizada dos conhecidos bombons da Lindt.
Semelhança objetiva
O Aldi comercializava os chocolates como uma edição especial de Natal, disponíveis tanto nas lojas físicas como online, desde setembro. Apesar de existirem diferenças claras entre o produto original e a versão de marca própria, o tribunal determinou que a impressão geral dos chocolates do Aldi apresenta uma “semelhança objetiva” com os bombons Lindor.
Como consequência, o Aldi está agora proibido de vender o produto, segundo avançou o Lebensmittel Zeitung.
Histórico de disputas legais
Este não é o primeiro processo judicial da Lindt contra retalhistas por alegações de imitação. Em 2022, a fabricante suíça já tinha vencido uma ação semelhante contra o Lidl, relacionada com os coelhos de Páscoa de chocolate embrulhados em papel dourado, que o tribunal considerou demasiado parecidos com os da Lindt.