in ,

Lidl Portugal reforça política de compra e venda de pescado sustentável

Depois de ter sido o primeiro supermercado em Portugal a garantir que a totalidade do seu bacalhau é proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, o Lidl Portugal sistematiza e torna pública a sua política de compra e venda de pescado sustentável.

A cadeia de retalho avança no caminho de um futuro mais consciente a nível ambiental, ao promover a distribuição e o consumo do pescado sustentável, através da publicação de normas para produtores e fornecedores e da sensibilização junto ao consumidor.

O Lidl está a investir no aumento da oferta de produtos com matéria-prima com certificação MSC (Marine Stewardship Council), no que diz respeito a peixe e mariscos provenientes de alto mar e, a partir de março de 2018, fará crescer também a sua oferta de produtos com matéria-prima certificada ASC (Aquaculture Stewardship Council), para peixe e mariscos provenientes de aquicultura. Compromete-se, ainda, a não apresentar espécies de peixe e marisco em vias de extinção e em promover cada vez mais conservas de atum com o selo Dolphin Safe.

O Lidl dá muita importância ao facto de manter os consumidores informados. Por isso, numa ótica de transparência e sensibilização para a temática, apresenta nas embalagens, para além da zona de captura, que é obrigatoriedade legal, a unidade de produção e exige aos fornecedores a exclusão de matéria-prima proveniente de pesca IUU (Illegal, Unreported and Unregulates Fishing). Nos seus produtos de marca própria, as embalagens apresentam um campo amarelo que informa se o produto é proveniente de pesca em alto mar ou de aquicultura. O Lidl Portugal também não comercializa peixe e marisco transbordado por barcos de pesca para barcos coletores, impossíveis de rastrear ou em casos isolados sem que o transbordo seja explicitamente autorizado pelo Lidl“, diz a insígnia em comunicado.

Colaborando com fornecedores que se ocupam com uma pesca e uma produção sustentável, o Lidl Portugal obriga os seus fornecedores, por escrito, à implementação do “Código de Conduta Lidl” e dá preferência aqueles que não recorrerem a alimento tratado com hormonas ou manipulado geneticamente. A escolha de animais geneticamente modificados é igualmente incompatível com a posição de boas práticas da marca Lidl. “O Lidl Portugal apenas considera os fornecedores que utilizam químicos legalmente autorizados no processo de criação ou métodos de tratamento, evitando assim doenças ou infestações parasitárias na aquicultura ou nas espécies selvagens nas suas imediações. Com esta medida, garante também que não são libertados químicos tóxicos e de difícil composição, ou que se alimentem na própria cadeia alimentar“.    

Zelando pela preservação e proteção dos ecossistemas marinhos a nível mundial, o Lidl Portugal procura garantir igualmente a proteção das pessoas e dos seus direitos laborais durante a produção do pescado. A política de compra e venda do Lidl, direcionada aos produtos do mar, trabalha para influenciar fornecedores, consumidores e colaboradores em ações e escolhas mais responsáveis, que privilegiem a pesca e aquicultura sustentável. 

Mercadona e Lidl roubam quota de mercado a DIA, Eroski e Alcampo

Hisense prevê faturar 700 milhões de euros na Europa