in

Lidl em parceria com a Plant-for-the-Planet

Plant-for-the-Planet

Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, o Lidl Portugal terá disponível, no dia 4 de junho, uma coleção de t-shirts para crianças e adultos, em parceria com a Plant-for-the-Planet.

Esta organização tem como objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em todo o mundo, através da plantação de árvores, atenuando a crise climática e sensibilizando crianças e jovens em todo o mundo. Por cada t-shirt vendida, será plantada uma árvore.

Plant-for-the-Planet

A organização Plant-for-the-Planet dispõe da sua plantação de árvores na península de Yucatán, no México, onde o clima é propício ao crescimento das mesmas, crescendo particularmente mais rápido e capturando uma maior quantidade de CO2. Adicionalmente, para além de ajudarem a combater a crise climática, as árvores plantadas nesta região são também importantes para combater as secas, formação de desertos, erosão e ajudam a proteger áreas costeiras contra terramotos.

A plantação é monitorizada cientificamente pelo Crowtherlab na ETH, em Zurique, um grupo de pesquisa interdisciplinar que desenvolve uma compreensão fundamental e holística da ecologia à escala global, com o objetivo de compreender e abordar as mudanças climáticas. Assim, por cada t-shirt vendida desta coleção, será plantada uma árvore nesta região, contribuindo para o desenvolvimento do projeto.

As t-shirts incluem ainda o selo GOTS – Global Organic Textile Standards –, que garante a rastreabilidade do algodão utilizado na coleção, desde a sua colheita, por meio de um fabrico ambiental e socialmente responsável, até à rotulagem, que oferece uma garantia confiável ao consumidor. A coleção estará disponível nas lojas Lidl, para crianças dos 6 aos 14 anos (5,99 euros) e para adultos, dos tamanhos S ao XL (6,99 euros).

A Plant-for-the-Planet, criada em 2007 por Felix Finkbeiner, com apenas 9 anos na altura, é uma organização não governamental alemã que visa sensibilizar os mais novos para a proteção ambiental, contando já com 88 mil crianças e jovens embaixadores em 74 países.

Compromisso do Lidl

Comprometido a cuidar do planeta, o Lidl tem assumido vários compromissos sustentáveis, tendo sido pioneiro em alguns deles. Nomeadamente, assumiu, em 2018, o compromisso de reduzir o consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20%, até 2025, e de integrar o máximo de plástico reciclável em 100% das embalagens de marca própria. Desde agosto de 2018, descontinuou a venda de plásticos descartáveis, evitando a entrada no sistema de 12,5 milhões de copos e de cinco milhões de pratos anualmente. Foi a primeira cadeia do retalho a abolir a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas a nível nacional – menos 25 milhões de sacos de plástico por ano.

A preocupação do Lidl com o ambiente passa também pela pesca e agricultura responsável. O Lidl desenvolve uma política de compra e venda de pescado sustentável. No âmbito desta política, foi a primeira cadeia de retalho em Portugal a garantir a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, e privilegia produtos de aquicultura sustentável, com certificação ASC.

O Lidl está igualmente comprometido com um cultivo sustentável de café, chá e cacau, colaborando com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio e UTZ, que assegura aos consumidores que os produtos respeitam as melhores práticas de comércio justo e respeito pelo ambiente, contribuído, assim, para um produto de elevada qualidade. O cacau dos produtos Lidl é 100% certificado com selos Fairtrade ou UTZ.

Desde março de 2019 que passou a utilizar exclusivamente óleo de palma e de palmiste certificado e segregado nos produtos alimentares de marca própria, colaborando com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como o Round Table on Sustainable Palm Oil (RSPO), para garantir que os padrões básicos que são importantes para o Lidl são implementados.

Até ao final de 2020, traçou a meta de transitar todos os produtos de marca própria, inclusivamente as respetivas embalagens e etiquetas compostas por celulose, para material reciclado ou para fibras virgens certificadas pelo FSC, garantindo desta forma, apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.

Os passos em falso no salto digital

Os passos em falso no salto digital

Bordallo Pinheiro

Bordallo Pinheiro e Casal Garcia celebram Santos Populares