Lidl
in

Sustentabilidade é o foco da nova campanha do Lidl

“Nem todos os clientes sabem como o Lidl é consciente”, é o “claim” da nova campanha de sustentabilidade e responsabilidade social do Lidl, que já está disponível nos canais digitais, rádio e “ownmedia” (folheto e lojas). O retalhista destaca o seu compromisso com a mesma, em três eixos centrais: certificações de produtos, clima e alimentação dustentável, procurando demonstrar o acesso facilitado que os clientes têm nas suas lojas a escolhas mais conscientes, muitas vezes sem terem essa perceção.

Os mais de 700 produtos certificados de produção responsável, a variedade de produtos biológicos e veganos, o algodão 100% orgânico na roupa de criança, os postos de carregamento elétricos disponíveis em mais de metade das suas lojas ou a utilização de eletricidade totalmente proveniente de fontes renováveis são algumas das medidas destacadas na campanha, “provando que, muitas vezes, os clientes do Lidl já fazem escolhas responsáveis ao optarem por fazer as suas compras nas lojas da cadeia”.

 

Certificações de produtos

De facto, a preocupação da insígnia com a sustentabilidade tem início logo na primeira fase da cadeia de valor, ao adquirir produtos com certificações ambientais e sociais.

Garante o Lidl que todo o cacau presente nos seus produtos de marca própria é 100% certificado, de origem sustentável, 100% das matérias-primas dos chás verde, preto e rooibos de marca própria são certificadas e 100% dos abacaxis provêm de quintas com certificação Rainforest Alliance. Além disso, 100% do óleo de palma utilizado nos seus produtos de marca própria é certificado e 100% dos seus fornecedores de frutas e legumes são certificados pela Global G.A.P e GRASP.

Adicionalmente, o Lidl está comprometido com a pesca sustentável, através da certificação MSC (Marine Stewardship Council), que evita a sobrepesca e protege o ecossistema marinho, e privilegia produtos de aquicultura sustentável, com certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council), que intervém a favor de uma criação mais responsável de peixes e mariscos.

Também nos seus produtos não alimentares de marca própria, o Lidl investe na certificação dos mesmos, como é o caso dos têxteis, colaborando com organizações certificadas, e utiliza já diversos selos que garantem a recolha e utilização das matérias-primas de forma ambiental e socialmente responsável, como o GOTS – Global Organic Textile Standard, presente em todas as roupas de criança da sua marca Lupilu, que garante a fabricação responsável e rastreabilidade do algodão utilizado, desde a sua colheita até à rotulagem.

 

Clima

O Lidl tem uma estratégia climática com metas bem definidas, nomeadamente, a redução de, pelo menos, 70% das emissões operacionais de gases com efeito de estufa (âmbito 1 e 2) até 2030, comparativamente com 2019. Nesse sentido, e empenhado em incentivar os seus clientes a adotarem uma mobilidade de baixo impacto ambiental, promovendo a democratização do acesso à mesma, a insígnia disponibiliza já 173 lojas com postos de carregamento para viaturas elétricas, estrategicamente localizados e com presença em todas as capitais de distrito. Os mesmos garantem um preço da tarifa OPC (Operador de Ponto de Carregamento) abaixo do custo de mercado e igual em todo o país, assim como a autonomia suficiente entre os vários postos, permitindo viajar de norte a sul do país, bem como a ligação a Espanha. O projeto, desde o seu início, já evitou a emissão de mais de sete mil toneladas de CO2.

Adicionalmente, desde 2019, o fornecimento de eletricidade de todos os edifícios é realizado com recurso a fontes de energia 100% renováveis, com certificado de garantia de origem Energia Verde – Classe A, atestado pela AENOR.

Em todos os seus processos, o Lidl procura identificar soluções que diminuam o consumo de recursos na operação, privilegiando o investimento em equipamentos mais eficientes, como sistemas de gestão técnica automatizada, iluminação LED ou a instalação de painéis fotovoltaicos nas suas lojas e entrepostos, sempre que as características do edifício o permitam. Neste momento, cerca de 90 lojas Lidl possuem este tipo de painéis.

 

Alimentação sustentável

Por outro lado, sendo a alimentação sustentável e consciente a base da estratégia de sustentabilidade do Lidl, a insígnia procura disponibilizar aos clientes opções mais saudáveis e nutritivas, reduzindo ao mesmo tempo os impactos ambientais nas cadeias de fornecimento de matérias-primas.

Para facilitar as escolhas alimentares, o Lidl oferece uma gama de produtos vegan e vegetarianos, cujos impactos no planeta são menores, comparativamente com as opções tradicionais de origem animal. Além disso, o retalhista premeia a oferta de alimentos sazonais e regionais, apostando também de forma crescente na origem biológica dos mesmos, através de uma agricultura sem recurso a fertilizantes e pesticidas químicos, que vai desde os frescos e congelados, frutas e legumes, à mercearia ou até lacticínios.

AdegaMãe

AdegaMãe lança o primeiro vinho proveniente de agricultura biológica e regenerativa

Checkpoint Systems

Checkpoint Systems reforça portfólio de soluções no combate ao crime organizado no retalho