in

Lidl e Aldi são os que mais vendem na Europa

Foto Shutterstock

Os supermercados alemães são os que mais vendem na Europa, especificamente, o Lidl e o Aldi, com receitas cada um superior a 100 mil milhões de euros, relata o site elordenmundial.com. O Lidl tem 12 mil lojas distribuídas por 30 países, enquanto o Aldi, tem 10 mil em 10 países.

No entanto, nenhuma destas insígnias lidera em quota de mercado na Alemanha: a Edeka, composta por uma rede de cooperativas e retalhistas independentes, absorveu mais de 27% do mercado alemão em 2021, enquanto o Grupo Rewe atingiu 20,6%.

As quatro grandes empresas alemãs são as cadeias de supermercados com maiores vendas na Europa, cerca de 356.000 milhões de euros no seu conjunto, e apenas a Tesco (Reino Unido) e o Carrefour (França) conseguem aproximar-se dos números do quarto distribuidor alemão, a Edeka. Seguem-se as francesas E.Leclerc (quase 41 mil milhões de euros em 2021), Les Mousquetaires (40 mil euros) e Auchan (31.600 euros) e a britânica Sainsbury’s (36.400 euros).

 

Elevados níveis de concentração

O poder comercial e financeiro destas empresas também teve efeitos nos seus próprios países de origem, onde os níveis de concentração atingem níveis muito mais elevados do que noutras grandes economias europeias.

Na Polónia, por exemplo, as cinco principais cadeias de supermercados representam 60% do mercado retalhista, um valor entre 15 e 20 pontos percentuais inferior ao registado noutros países europeus, como a Alemanha, a França e o Reino Unido. Já em Itália e Espanha, a quota de mercado das grandes empresas é de 58% e 49%, respetivamente.

Delta Cafés Lote Portugal

Delta Cafés apresenta embalagens com nova imagem

Jameson_Jamigos_KV

Jameson Black Barrel junta os Jamigos