in

Lidl é a cadeia que mais clientes ganha em Espanha

O Lidl liderou em ganho de clientes em Espanha, enquanto a Mercadona ampliou a sua liderança em quota de mercado, de acordo com a Kantar Worldpanel.

Em concreto, a Mercadona reagiu ao impulso do Lidl nos últimos tempos e foi a cadeia que mais quota de mercado ganhou nos primeiros oito meses do ano, chegando a 24,1%, ou seja, 1,2 pontos mais que no mesmo período do ano anterior.

Este valor representa o seu maior crescimento desde 2012 e foi impulsionado pela melhoria nas vendas de alimentos embalados , a renovação dos seus estabelecimentos, a introdução de propostas saudáveis e a aposta em marcas exclusivas. Até agora, 87,9% das famílias fizeram compras, pelo menos uma vez, na cadeia, 1,1 pontos mais do que em 2016.

Por sua vez, o Lidl resistiu à reação da empresa presidida por Juan Roig e permaneceu como a cadeia que mais compradores ganhou (mais 1,3 pontos), ao angariar mais 600 mil clientes. 56,7% dos lares espanhóis compraram na insígnia alemã entre janeiro e agosto, cuja quota de mercado atingiu os 4,3% (mais 0,2 pontos), graças à sua imagem de “value for money” e à sua estratégia de expansão em categorias como os têxteis.

O Carrefour também se destaca neste balanço da Kantar Worldpanel, graças ao seu compromisso com a omnicanalidade. Especificamente, a sua participação de mercado avançou 0,2 pontos, para 8,7%, impulsionada pela diversificação e diferenciação no formato de supermercado (Bio e Market). Da mesma forma, também cresceu no canal hipermercado devido às aquisições feitas à Eroski. A percentagem dos lares que compraram no Carrefour é 59%, 1,2 pontos mais do que em 2016.

No caso do Grupo DIA, a sua quota de mercado caiu 0,3 pontos percentuais entre janeiro e agosto, para 8,4%, sendo penalizado pelas suas lojas mais clássicas. “Perdeu a vantagem da proximidade“, disse Florencio García, que destaca, no lado positivo, a melhoria nas vendas do negócio online e das marcas La Plaza e Clarel. No entanto, a percentagem de lares compradores caiu 2,9 pontos, para 61,5%.

O Grupo Eroski continua a ser penalizado pela venda de lojas“, afirmou o diretor de retalho da Kantar Worldpanel, que também salienta o bom desempenho da empresa em certas regiões, como País Basco e a Galiza, onde ocupa posições de liderança. A sua quota de mercado manteve-se em 5,5% (menos 0,3 pontos), enquanto a percentagem de lares compradores totalizou 31,6% (menos 1,7 pontos).

Quanto à Auchan, apenas retrocedeu um décimo em quota de mercado, para 3,5%, e ao mesmo tempo aumentou os seus pontos de contacto com o consumidor. “O grupo está praticamente estável, reinventando-se e apoiando-se no negócio online, enquanto testa novas fórmulas como MyAuchan”. A quota de lares compradores foi de 30,6% (menos 0,2 pontos) entre janeiro e agosto.

Brexit pode aumentar em 22% os preços dos alimentos do Reino Unido

Auchan estuda acabar com a marca Jumbo