A LG Electronics reportou receitas consolidadas de 20,7 biliões de wons coreanos e um lucro operacional de 996,7 mil milhões de wons coreanos, no terceiro trimestre, sendo que ambos correspondem aos segundos valores mais elevados registados neste período na história da empresa.
Impulsionada pela grande área de eletrodomésticos, a empresa conseguiu acelerar o do seu negócio, apesar da desaceleração económica e do declínio prolongado da procura. O lucro operacional aumentou mais de 30%, em comparação com o mesmo período do ano passado, bem como em relação ao segundo trimestre de 2023.
Os esforços no sentido de atualizar o portfólio de negócios, para expandir a proporção da área B2B, incluindo peças para automóveis e HVAC, tendo por base o conhecimento e experiência junto dos consumidores acumulados ao longo dos anos num modelo “client-centric”, também contribuíram para o crescimento.
Além do rápido crescimento do negócio B2B, a empresa também impulsionou a área B2C, combinando produtos com conteúdo e serviços e expandindo linhas de alta procura, com base na competitividade de produtos premium, como as LG OLED TVs e a LG Objet Collection.
Em julho, o CEO da LG, William Cho, anunciou a sua visão de futuro, com a empresa a transformar-se numa “smart life solution company”, que liga e expande espaços e experiências além dos eletrodomésticos. “Os resultados positivos do terceiro trimestre, apesar da depressão económica, e a manutenção do dinamismo do crescimento são a prova de que a evolução do portfólio para alcançar esta visão para o futuro está a progredir sem encontrar problemas”, indica a LG em comunicado.
Áreas de negócio
A LG Home Appliance & Air Solution Company tem registado um crescimento significativo na área B2B com as suas soluções HVAC. A empresa pretende expandir ainda mais o seu negócio de ar condicionado, com as bombas de calor e os ESS, em resposta à crescente procura de produtos ecológicos e de alta eficiência na América do Norte e na Europa. E, lançado no terceiro trimestre, o LG ThinQ UP 2.0, uma inovação para casas inteligentes que combina eletrodomésticos e serviços de subscrição, já recebeu um feedback positivo por parte dos clientes e está a liderar a mudança no paradigma dos eletrodomésticos.
A LG Vehicle Component Solutions Company manteve a tendência de rápido crescimento no terceiro trimestre, com base numa carteira de encomendas que deverá atingir os 100 biliões de wons coreanos até ao final do ano. Em termos de rentabilidade, há também um efeito de economia de escala, devido à expansão das vendas. É esperado que a empresa ultrapasse os 10 biliões de wons coreanos em vendas anuais pela primeira vez esta ano. A LG também está a potenciar o estabelecimento de bases de produção regionais em resposta à crescente procura de mudança para veículos elétricos por parte dos principais clientes globais.
Já a LG Home Entertainment Company está a acelerar a transição comercial de um negócio baseado em produtos para uma plataforma de media e entretenimento, à medida que o negócio de conteúdos e serviços continua a crescer. Para isso, além de ampliar a colaboração com diversos fornecedores de conteúdo, recentemente, a empresa começou a atualizar os sistemas operacionais das TVs para expandir a experiência de conteúdo dos clientes. O número de TVs alimentadas por webOS, a base do negócio de conteúdos e serviços, deverá atingir os 300 milhões de unidades até 2026.
Finalmente, a LG Business Solutions Company continua a inovar a experiência do cliente com linhas de IT premium, como ecrãs comerciais e portáteis dobráveis que fornecem soluções personalizadas, ao mesmo tempo que promove rapidamente o negócio de carregamento de veículos elétricos, um dos novos motores de crescimento da LG.