Levi's
in

Levi’s inova e torna os 501 Jeans mais atuais e verdes

No âmbito do 150.º aniversário dos icónicos 501 Jeans, a Levi’s vai lançar um conjunto de novas interpretações dos primeiros jeans da história. Entre elas, uns 501 Jeans de origem vegetal, uns 501 Jeans em Selvedge Denim feito com cânhamo e algodão e uns 501 Jeans completamente recicláveis.

Segundo o comunicado, estas novidades “refletem tanto a visão pro sustentabilidade da marca, como a forma como o design, as iniciativas e as tecnologias podem ser aplicadas num clássico intemporal, apontando para o futuro“.

 

501 Plant-Based

Com lançamento previsto para 11 julho, e com os objetivos de minimizar os materiais sintéticos derivados de combustíveis fósseis e a necessidade de produzir mais peças de vestuário com materiais renováveis, em vez de recursos não renováveis, esta nova versão dos 501 é uma previsão do que a indústria poderá vir a ser nos próximos anos. Inspirada por projetos e produtos de estações passadas e estabelecendo novas bases para o futuro, reflete uma evolução prática e real de como a empresa antevê o futuro da moda e quer inovar nesse sentido.

Levi'sEnquanto empresa que produz 501 há 150 anos, temos a oportunidade e a responsabilidade de questionar continuamente o processo de fabrico dos mesmos. Esta nova versão dos Levi’s 501 baseia-se e resulta de esforços anteriores para criar calças de ganga mais circulares e que, por sua vez, são a base para a inovação futura“, diz Paul Dillinger, VP of Design Innovation at Levi Strauss & Co.

Os novos jeans 501 Plant-Based são feitos com, pelo menos, 97% de materiais de origem vegetal, com algodão 100% orgânico (OCS) certificado, e são tingidos com índigo de origem vegetal da Stony Creek Colors. A sua cor denim é inspirada no tom dos Levi’s X80 encontrados nos arquivos da marca em São Francisco.

Em vez de couro, os novos jeans têm um patch traseiro feito de MIRUM by NFW, um material de origem 100% biológica, sem plástico e que não gera quaisquer resíduos durante a sua produção. O interior dos bolsos é feito em 100% algodão e estampado com BioBlack TX, um pigmento preto vegetal feito de resíduos de madeira e desenvolvido pela Nature Coatings, outra parceira e colaboradora da Levi’s.

As etiquetas e as linhas de costura em zonas não críticas e de baixo desgaste são também em 100% algodão.

 

501 Selvedge Denim

Adicionalmente, e com base no desenvolvimento do cânhamo suavizado da coleção Levi’s WellThread, a Levi’s vai lançar também uns 501 Selvedge Denim feitos neste material e que estarão disponíveis numa ampla variedade de tons e acabamentos, alguns deles com tingimentos feitos à base de produtos naturais, tanto para homem, como para mulher.

As novas versões dos 501 serão lançadas até ao final do ano e combinam o denim Selvedge de primeira qualidade, com o inovador desenvolvimento e utilização de fibras alternativas.

 

501 Circular Jeans

A somar-se à celebração do 150.º aniversário dos 501, é esperado também o relançamento dos 501 Circular Jeans criados em 2022. Produzidos com uma mistura de algodão orgânico e Circulose, uma inovadora fibra criada pela empresa Renewcell a partir da reciclagem de denim e outros resíduos têxteis.

A sua composição permite utilizar muito menos recursos naturais e químicos no processo de produção. Cada componente do material está alinhado com uma estratégia rigorosa de circularidade ambiental, que permite e promove uma reciclagem mais eficiente, no final da vida útil da peça de vestuário.

Ao substituir partes da peça de vestuário que normalmente seriam feitas de fibras sintéticas – bolsos, linhas e etiquetas -, por alternativas 100% algodão, a Levi’s removeu elementos e detalhes que, de outra forma, não permitiram um processo de recuperação do algodão tão eficaz. O resultado é uns novos 501 Jeans, feitos através de peças e pares antigos, concebidos para serem reciclados e recicláveis, com o alto potencial de ser transformados em novas peças vezes sem conta.

 

Siga-nos no:

Google News logo

SAP

SAP nomeia José Tavares como COO da subsidiária portuguesa

Compal

Academia do Centro de Frutologia Compal entrega mais de 60 mil euros a três empresários frutícolas