A Leroy Merlin acaba de introduzir em Portugal o Home Index, o primeiro indicador ambiental e social que vai avaliar o desempenho dos produtos para a casa, ao longo de todo o seu ciclo de vida.
“O produto é a chave do nosso negócio, mas é também o responsável por 90% da nossa pegada carbónica. É no produto que está o desafio, mas também a solução, podendo minimizar riscos ambientais e conseguir melhor impacto. Mas se o produto é a chave, então, temos de o trabalhar da melhor forma e é desta premissa que nasce o Home Index. Perfeitamente alinhado com o nosso propósito de fazer da casa um lugar mais positivo para viver, o Home Index surge como um passo importante na nossa missão de liderar a promoção da sustentabilidade no sector do retalho e não podíamos estar mais satisfeitos por o ver concretizado em Portugal”, afirma João Lavos, líder Impacto Positivo da Leroy Merlin.
Home Index
Criado para medir o ciclo de vida completo do produto, o Home Index baseia-se em critérios objetivos e está suportado com provas apresentadas pelos fornecedores, que fazem parte da cocriação do mesmo.
Na prática, a aplicação desta metodologia faz-se tendo por base 31 critérios, distribuídos por oito categorias que abrangem diferentes dimensões, como a ambiental, onde entram em linha de conta fatores como a origem das matérias-primas, as condições de produção, o consumo de água e energia, o transporte, a reparação ou fim de vida e, por fim, a reciclabilidade.
A metodologia tem ainda em conta a dimensão social e ética do produto, tendo como critérios o impacto social e os componentes aquando da produção e utilização do produto. Cada critério é pontuado entre zero e 100, -1 se não houver informação, sendo que a pontuação da categoria é depois calculada através da média das pontuações dos critérios que a compõem. Em seguida, a média das pontuações das categorias dá uma pontuação global entre zero e 100, o que permite posicionar o produto na escala do Home Index entre A e E.
Mais de 80 mil produtos com o indicador
“Com esta metodologia inovadora, procuramos preencher uma lacuna que existia no mercado: a falta de um índice que mostrasse de forma clara o nível de sustentabilidade de um produto. Agora, com o Home Index, acreditamos que conseguimos ajudar a diagnosticar e melhorar a sustentabilidade dos produtos da Leroy Merlin. Para esse efeito, a nossa metodologia tem sido aplicada a toda a nossa oferta, em cocriação com fornecedores, de forma a conseguir garantir uma oferta inteiramente sustentável, que possibilite ao cliente encontrar soluções ambientalmente mais responsáveis. É esse trabalho que tem vindo a ser feito gradualmente até aqui e que, até então, tem tido uma aceitação bastante positiva”, conclui Marian Doloshytskyi, líder Desafio Mercados e Oferta da Leroy Merlin.
Desenvolvido pelo ADEO, o Home Index estreou-se em França, seguido de Espanha e Portugal. Neste lançamento, a Leroy Merlin disponibiliza mais de 80 mil produtos com o indicador Home Index visível, sendo que, atualmente, 47% das vendas totais corresponde a produtos mais positivos, com “score” A, B e C. Contudo, o Home Index é um projeto de longo prazo para a Leroy Merlin Portugal, que espera, em 2025, aumentar esse número para 55%. Até 2027, a empresa compromete-se a que 80% das suas vendas seja de produtos mais sustentáveis, com “score” A, B e C, garantindo uma oferta cada vez mais sustentável e eficiente aos seus clientes.
Campanha
O lançamento do Home Index é acompanhado por um plano de comunicação multimeios, com divulgação em diversos canais, como TV, rádio, digital OOH ou redes sociais e em loja ou site Leroy Merlin. O conceito criativo da campanha chama a atenção para a ideia de que “O futuro constrói-se produto a produto”, destacando que cada compra consciente tem um impacto direto no planeta.