Oiça este artigo aqui:
Em 2025, a Nivea celebra os 100 anos da sua emblemática lata azul. Em 1925, a Beiersdorf deu ao seu Nivea creme uma nova imagem, substituindo a embalagem amarela por uma lata azul-escura com letras brancas.
A mudança foi liderada por Juan Gregorio Clausen, então chefe de publicidade da Beiersdorf. “O azul e o branco, escolhidos pela sua clareza e fiabilidade, estabeleceram as bases para uma identidade de marca que perduraria por gerações”, lê-se na nota de imprensa.
“Quando vejo a lata azul, vejo a essência do que NIVEA representa: qualidade consistente, conexão emocional e relevância quotidiana. É um design que une gerações e resistiu ao teste do tempo. Celebrar este aniversário não é apenas honrar uma decisão audaciosa tomada há cem anos, mas também reconhecer a lealdade dos nossos consumidores ao redor do mundo. A lata azul não é apenas uma parte da nossa história – é uma parte da vida diária de milhões de pessoas”, afirma Grita Loebsack, presidente da Nivea e membro do conselho executivo da Beiersdorf.
A lata azul
As latas azuis começam o seu percurso em Hamburgo, cidade natal da marca Nivea, no local de produção da Beiersdorf. A partir daí, são enviadas para as várias unidades de produção Nivea no mundo, onde são enchidas com Nivea Creme.
Em 2024, foram vendidas, globalmente, mais de quatro latas azuis por segundo, tanto online como offline: “A popularidade global da lata azul sublinha a relevância da marca Nivea como número 1 a nível mundial, no segmento do cuidado da pele. Em mais de 170 países, o Nivea Creme faz parte da rotina diária das pessoas – cuidando da pele de todo o corpo. Um ícone acessível que combina expertise confiável em cuidado da pele com uma excelente relação qualidade-preço. Em resumo: Nivea é para a pele”, acrescenta Grita Loebsack.
A Beiersdorf investe continuamente em embalagens sustentáveis e processos de produção que economizam recursos, com o objetivo de aliar o design icónico à responsabilidade ecológica. Desde 2024, cada lata azul contém pelo menos 80% de alumínio reciclado, reduzindo significativamente a sua pegada de carbono.